ESTRESSE NA CARREIRA DOCENTE: APONTAMENTOS TEÓRICOS
Resumo
Introdução: O estresse constitui-se como uma reação natural do organismo, desencadeada em situações de perigo real ou percebido, colocando o indivíduo em estado de alerta, ocasionando alterações fisiológicas, psicológicas e emocionais. No campo da prática docente, observa-se que esta profissão apresenta um elevado número de casos de estresse como causador de sofrimento psicológico. Objetivo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar reflexões sobre o estresse na prática docente. Método: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura, através das bases de dados Scielo, Lilacs e Pepsic como suporte para a seleção de produções científicas. Resultados: Ao longo da verificação da literatura disponível, pode ser constatado que esse fenômeno vem sendo pesquisado desde o século XX e ainda é bastante investigado, visto que não chegou a uma finalização para cessar o problema. Algumas pesquisas apontaram que quanto mais estresse o indivíduo está tolerando, maiores são as chances do deu desempenho reduzir. O estresse prolongado pode ampliar a ameaça de doenças cardíacas, dependência química, transtornos de humor e transtorno de estresse pós-traumático. No contexto docente, o estresse pode ser desencadeado por fatores da prática profissional, tais como: cargas exaustivas de trabalho, pressão profissional, interações insalubres com alunos, professores e familiares, dentre outras variáveis. Ademais, o estresse prolongado por ser preditor do desencadeamento de trasntornos psicológicos, como ansiedade e depressão, por exemplo. Conclusão: Considerando o exposto, o desenvolvimento de programas de prevenção ao estresse e promoção de saúde do professor, visando sua saúde mental e redução de níveis de estresse é fundamental.