PROPOSTA DE UM CENTRO EDUCACIONAL PARA O MUNICÍPIO DE LUZERNA (SC)

Autores

  • Nayara Ebert
  • Larissa Woitke UNOESC

Resumo

Introdução: No ambiente escolar é fundamental criar espaços arquitetônicos para cada faixa etária, como também diversas atividades onde as crianças se sintam à vontade em frequentar, com liberdade de escolher as suas atividades de extensão e sintam a humanização e o contato com a natureza presente no espaço. Assim, especialmente para a parcela mais pobre da população a oferta de educação integral pode ajudar a reduzir a evasão, a garantir a manutenção da trajetória escolar e a promover melhores índices de aprendizagem. O presente estudo compreende uma pesquisa teórica para posterior implantação de um anteprojeto de um Centro Educacional voltado ao Ensino Infantil e Fundamental para o município de Luzerna (SC) que atenda crianças de 4 a 10 anos. Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar e explorar referenciais teóricos que demonstrem de que forma a arquitetura pode influenciar no aprendizado e bem-estar das crianças em uma edificação de ensino, prevendo a possibilidade de implantação de um Centro Educacional em período integral com foco na humanização dos espaços. Método: A metodologia utilizada é do tipo qualitativa e quantitativa, onde foi realizada pesquisa de fundamentação teórica, estudos de caso, análises de terreno e visitas in loco. Resultados: A elaboração do trabalho apresentou resultados significativos evidenciando a necessidade da implantação do Centro Educacional no município de Luzerna (SC), visto a constante falta de vagas de ensino para a faixa etária proposta. A partir da análise e interpretação de artigos foi possível compreender o contexto histórico e a tipologia desse tipo de edificação, analisando o melhor lugar para ser projetado e a forma mais adequada de locar no terreno os ambientes do Centro de Ensino. Conclusão: A humanização da arquitetura implica em projetos de escala humana, pensado para os indivíduos que farão uso da edificação, fazendo com que se sintam em casa. Um Centro de Educação Infantil e Fundamental de período integral, precisa ser um lugar aconchegante, onde as crianças se sintam seguras e ao mesmo tempo livres para brincadeiras e atividades escolares, com ambientes convidativos, pois as mesmas passarão o dia todo nesse espaço, para isso é fundamental proporcionar através da arquitetura sensações únicas, que possam ir além de um bom desenvolvimento acadêmico e contribuam para melhorar as relações humanas dentro do espaço escolar.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Ebert, N., & Woitke, L. (2022). PROPOSTA DE UM CENTRO EDUCACIONAL PARA O MUNICÍPIO DE LUZERNA (SC). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31277. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31277

Edição

Seção

Videira - Ensino

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