ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO APLICADO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONSUMO CONSCIENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ

Autores

  • Camila Sehn UNOESC
  • Tatiane Schroeder Silva UNOESC
  • Manuela Gazzoni dos Passos UNOESC

Resumo

Introdução: Conforme o Ministério da Educação, o Atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela, e ocorre no contraturno escolar aos estudantes da Educação Especial. Um dos temas vinculados à autonomia do indivíduo é a educação financeira e o consumo consciente.  Objetivo: Identificar as estratégias pedagógicas que os professores de uma Escola de Educação Básica do Município de Chapecó utilizam para trabalhar a educação financeira e o consumo consciente com alunos assistidos durante o Atendimento Educacional Especializado - AEE.  Método: A pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado em setembro de 2022, através da plataforma Google Forms, no qual por meio de perguntas abertas os professores puderam falar sobre as estratégias pedagógicas utilizadas para desenvolver as temáticas já citadas. Participaram da pesquisa três professoras, com vínculo temporário de contratação pela Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina. A participação das professoras ocorreu voluntariamente, e de forma remota.  Resultados: Quanto à formação, todas as participantes possuem graduação, sendo que a maioria já concluiu também pós-graduação. Conforme suas respostas, todas trabalham há mais de cinco anos com a Educação, sendo a experiência na área da Educação Especial de até dois anos. Observa-se que nenhuma entrevistada participou de formação continuada na área da Educação Financeira e/ou Consumo Consciente. Porém, têm desenvolvido estratégias pedagógicas aplicadas nessas temáticas, como: jogos com operações matemáticas, uso de dinheiro impresso para reconhecer as cédulas que circulam no mercado brasileiro, simulando compras e envolvendo pagamento e troco e confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis. Os professores relatam que a maioria dos atendidos conseguem relacionar o dinheiro às práticas sociais, e assimilam o conteúdo adaptado ao nível cognitivo de cada um, sendo que alguns não assimilam, “um dia reconhecem o dinheiro e no outro esquecem, sendo necessário revisar”. Estes que não assimilam, são alunos com deficiência intelectual moderada. A principal dificuldade relatada para desenvolver o tema é a indisponibilidade ou a insuficiência de material pedagógico. As atividades desenvolvidas são planejadas semanalmente e em alguns casos diariamente, sempre individuais, conforme a necessidade de cada aluno. Conclusão: Analisando as respostas obtidas com a aplicação do questionário com a temática “Educação financeira/ consumo consciente”, observa-se que apesar de as professoras entrevistadas não terem participado de uma formação continuada aplicada à temática, elas utilizam estratégias pedagógicas para desenvolverem o ensino aprendizagem dos seus alunos em seus atendimentos, tendo como precedência um planejamento individual pensado nas necessidades de cada indivíduo. Leva-se em consideração que a falta de material escolar adequado pode dificultar o aprendizado com qualidade para os alunos do AEE.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Capacitação de Professores; Educação Especial; Educação Financeira.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Sehn, C., Schroeder Silva, T., & Gazzoni dos Passos, M. (2022). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO APLICADO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONSUMO CONSCIENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31081. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31081

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

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