A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONSUMO CONSCIENTE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ÁGUAS DE CHAPECÓ, SC
Resumo
Introdução: O tema Educação financeira e consumo consciente é de fundamental importância nos espaços escolares, para conscientizar os educandos à práticas sobre esses temas, desde os primeiros anos da vida escolar. Objetivo: Identificar a utilização de estratégias pedagógicas sobre o tema educação financeira e consumo consciente por professores em uma escola estadual no município de Águas de Chapecó, SC. Método: Foi realizado um questionário via google formulários, durante o mês de agosto do ano de 2022, contendo onze perguntas abertas e fechadas. Foi aplicado a nove professores de uma escola da rede estadual de ensino do Estado de Santa Catarina localizada no município de Águas de Chapecó. Resultados: A maioria (56 %) dos professores possui pós graduação, 78 % tem menos de um ano de atuação na área da educação e 67% são ACTS. Dos professores participantes, 66% já realizaram alguma atividade voltada ao tema e todos possuem ao menos um aluno com algum tipo de transtorno ou necessidade. Os professores relataram que têm dificuldade em aplicar as práticas pois falta conhecimento específico, capacitação específica sobre o tema, material e interesse por parte dos alunos. Outro fator é a alta rotatividade pois são em sua maioria contratados temporariamente o que dificulta dar continuidade ao tema relacionado. Conclusão: Diante dos resultados percebe-se que a maioria dos professores têm contrato temporário de trabalho, o que talvez seja um limitante para a continuidade e eficácia dos projetos. Apesar disso, expõem que realizam ou já realizaram atividades relativas ao tema. Destaca-se a necessidade de capacitação contínua para os docentes para aperfeiçoar ainda mais esse tema.