ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • kalisle zanela UNOESC
  • Jorgiana Baú Mena Barreto

Resumo

Introdução: As  mudanças neurológicas, físicas e cognitivas vão ocorrer durante todo o desenvolvimento. Quando a criança apresenta dificuldades de aprendizagem ou características de transtornos de aprendizagem, é possível observar que as habilidades cognitivas são pouco desenvolvidas, o que pode acarretar em prejuízos significativos na aprendizagem, manifestando muitas vezes em problemáticas emocionais e psíquicas. Objetivo: Deste estudo é analisar quais as contribuições que a estimulação cognitiva compreende na vida das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Método: A população participantes do estudo foram 03 crianças de sete (07) anos e dez (10) anos de idade, encaminhadas para avaliação cognitiva no Ambulatório Médico Universitário (AMU). A abordagem adotada foi qualitativa, onde se buscou realizar a avaliação neuropsicológica por meio de instrumentos psicológicos e a estimulação cognitiva dos déficits apresentados decorrentes do processo de avaliação. A estimulação ocorreu durante o período proposto de 06 meses.  Posteriormente foram repetidos a aplicação dos instrumentos utilizados no início, a fim de verificar as alterações mediadas pela estimulação. Resultados: Obtidos com a pesquisa mostraram que os déficits cognitivos identificados inicialmente tiveram poucas alterações, os resultados quantitativos da avaliação neuropsicológica não apresentaram mudanças em aspectos gerais. Contudo foi possível observar o aperfeiçoamento de algumas habilidades cognitivas que dão suporte para o processo de aprendizagem, como por exemplo o 'Quociente de Inteligência' (QIT) dos participantes tiveram alterações positivas. Como mudanças qualitativas, foi possível identificar aumento do interesse relacionado à leitura, diminuição da ansiedade e comportamentos agressivos, melhora nas funções executivas. Conclusão: Salienta a importância e eficácia da estimulação cognitiva como suporte para a efetivação e superação das dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

zanela, kalisle, & Baú Mena Barreto, J. (2022). ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e30963. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/30963

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa