FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DO GT 08 DA ANPED (2021)
Resumo
Introdução: O artigo trata de uma questão central no campo da educação no que se refere à formação e identidade docente. A relevância da temática é observada pelas pesquisas, pelos eventos, pelos seminários científicos e pelos artigos publicados em periódicos que se debruçam na tarefa de analisar os processos de formação e as políticas educacionais que orientam a formação docente. O problema investigativo surge da diversidade de abordagens e de pesquisas e se caracteriza pela pergunta: como os pesquisadores da área educacional abordam a formação e a identidade docente? Objetivo: O objetivo é analisar os Anais publicados no Grupo de Trabalho (GT) 08 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), do ano de 2021, com vista a identificar como os pesquisadores abordam a formação e a identidade docente. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de objetivo exploratório, com metodologia do Estado do Conhecimento (MOROSINI; KOHLS SANTOS; BITTENCOURT, 2021) e com a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para a categorização dos dados. As categorias utilizadas foram: desenvolvimento profissional docente, identidade docente e formação continuada. Resultados: À vista disso, os resultados apontam que a identidade docente é cultivada pela formação, pelas experiências e pela constante ressignificação de suas práticas. Por outro lado, o GT 08 da ANPEd (2008), evidencia que as políticas educacionais continuam engessando e invisibilizando o papel do professor enquanto mediador no processo de ensino. Conclusão: Tal condição, do mesmo modo, apresenta o professor enquanto um produtor de novas práticas de ensino, perante ao modelo mecanicista e instrumentalista, buscando formações continuadas que possam viabilizar a cidadania e os direitos humanos. Portanto, a formação e identidade docente se constitui a partir de conteúdos e itinerários formativos que ainda inviabilizam que a trajetória de vida dos professores possa ser objeto de um ensino mais humanizado.
Palavras-chave: Identidade Docente. Formação continuada. Formação de professores.