FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DO GT 08 DA ANPED (2021)

Autores

  • Gabriel Henrique Carvalho UNOESC
  • Davi Alexandre Schoenardie UNOESC
  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC

Resumo

Introdução: O artigo trata de uma questão central no campo da educação no que se refere à formação e identidade docente. A relevância da temática é observada pelas pesquisas, pelos eventos, pelos seminários científicos e pelos artigos publicados em periódicos que se debruçam na tarefa de analisar os processos de formação e as políticas educacionais que orientam a formação docente. O problema investigativo surge da diversidade de abordagens e de pesquisas e se caracteriza pela pergunta: como os pesquisadores da área educacional abordam a formação e a identidade docente? Objetivo: O objetivo é analisar os Anais publicados no Grupo de Trabalho (GT) 08 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), do ano de 2021, com vista a identificar como os pesquisadores abordam a formação e a identidade docente. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de objetivo exploratório, com metodologia do Estado do Conhecimento (MOROSINI; KOHLS SANTOS; BITTENCOURT, 2021) e com a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para a categorização dos dados. As categorias utilizadas foram: desenvolvimento profissional docente, identidade docente e formação continuada. Resultados: À vista disso, os resultados apontam que a identidade docente é cultivada pela formação, pelas experiências e pela constante ressignificação de suas práticas. Por outro lado, o GT 08 da ANPEd (2008), evidencia que as políticas educacionais continuam engessando e invisibilizando o papel do professor enquanto mediador no processo de ensino. Conclusão: Tal condição, do mesmo modo, apresenta o professor enquanto um produtor de novas práticas de ensino, perante ao modelo mecanicista e instrumentalista, buscando formações continuadas que possam viabilizar a cidadania e os direitos humanos. Portanto, a formação e identidade docente se constitui a partir de conteúdos e itinerários formativos que ainda inviabilizam que a trajetória de vida dos professores possa ser objeto de um ensino mais humanizado.

Palavras-chave: Identidade Docente. Formação continuada. Formação de professores.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Carvalho, G. H., Schoenardie, D. A., & Giusti Trevisol, M. (2022). FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DO GT 08 DA ANPED (2021). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e30902. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/30902

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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