BRINCADEIRAS TRADICIONAIS INFANTIS: RODA DE CONVERSA E TEMA DE BLOG

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Cristina De Marco Unoesc

Resumo

Os processos lúdicos são aqueles que se utilizam dos jogos e brincadeiras para ensinar, usando também a imaginação e a fantasia, que é própria do mundo infantil. Estes processos devem ser prazerosos, de maneira que as crianças possam expressar seus sentimentos e emoções desenvolvendo suas habilidades de socialização. O componente curricular de Estudos da Recreação e do Lazer estuda as relações da ludicidade e da Educação Física, de forma que os acadêmicos conheçam as possibilidades de estabelecer um diálogo entre o brincar e a construção do esquema corporal, formando assim uma consciência do corpo como meio de comunicação e socialização. Nesta unidade de ensino, destacam-se as brincadeiras tradicionais infantis, que foi o tema de uma roda de conversa com os pais dos estudantes do curso de Educação Física da Unoesc, campus de Joaçaba, que realizaram um levantamento sobre quais brincadeiras eles (os pais) brincavam na sua infância. A partir disso, foi realizado um relato durante uma aula mediada por tecnologia com a apresentação de tais brincadeiras e organizado um blog com a descrição da maioria das brincadeiras tradicionais, sendo que muitas delas os acadêmicos não tinham conhecimento. É preciso que os jogos tradicionais sejam repassados às outras gerações para não correrem o risco de se perderem ao longo do tempo. Talvez a pandemia tenha proporcionado uma reflexão, para um resgate de elementos que podem estar sendo esquecidos e que são importantes em nossas vidas.

https://blog.unoesc.edu.br/brincadeira-de-crianca-como-e-bom/

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

Baretta, E., & De Marco, C. (2020). BRINCADEIRAS TRADICIONAIS INFANTIS: RODA DE CONVERSA E TEMA DE BLOG. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e24894. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/24894

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>