JOGOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Autores

  • Iara Daiany de Sousa Pereira Burlim Unoesc
  • Elisabeth Baretta UNOESC

Resumo

O grande desafio da área da reciclagem é educar os cidadãos para que compreendam que cada esforço, por uma simples ação que seja, tenha um impacto positivo no meio em que vivem, por isso, se a população como um todo se manifestar, buscar informações e agir, promoverá a diminuição dos riscos ambientais e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. O objetivo deste projeto foi oportunizar e conscientizar os educandos da importância de reutilizar materiais recicláveis contribuindo com o meio ambiente, enfatizando a Educação e Saúde nas aulas de Educação Física. Essa proposta foi desenvolvida em forma de intervenção por meio do componente curricular de Estágio Curricular Multidisciplinar II, do curso de Educação Física e, aplicado no Centro Educacional Roberto Trompowsky, Joaçaba, SC, envolvendo 43 alunos do 8º e 9º anos. No primeiro momento, em conversa com os alunos, foi socializada a importância da sustentabilidade. Em sala de aula, os alunos formaram grupos para decidirem os jogos a serem trabalhados e, no terceiro momento, os mesmos foram confeccionados, socializados e expostos na escola. Houve a compreensão de que todo material reciclável pode, de fato, ser transformado em algo aproveitável para a vida. Fica evidenciada a importância do Estágio Curricular Multidisciplinar II para os futuros profissionais, demonstrando que a Educação Física pode ser trabalhada com diferentes recursos pedagógicos e, ao mesmo tempo, contribuiu para a formação dos educandos, auxiliando-os na prática de atitudes e condutas de bons cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Burlim, I. D. de S. P., & Baretta, E. (2017). JOGOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13928

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>