O DISCURSO FATALISTA NA IDENTIDADE SOCIAL SOBRE SER BRASILEIRO:

ANÁLISE PRELIMINAR

Autores

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Mateus Oliveira RODRIGUES

Resumo

Nos discursos sociais, identificam-se estereótipos e demais modelos heurísticos acerca do comportamento brasileiro. No campo da psicologia da libertação, Ignácio Martín Baró desenvolve o conceito de fatalismo, enquanto modelo de psicologiza fenômenos sociais. O interesse em pesquisar este fenômeno no contexto brasileiro diz a respeito as generalizações e as implicações que os comportamentos e atitudes fatalistas podem causar. Com base nesta demanda, a pergunta que o estudo busca responder é: quais os conteúdos fatalistas no discurso sobre a identidade social do ser brasileiro? Esta pesquisa, em andamento, caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva.  Participarão 16 indivíduos, divididos igualmente por sexo, sendoutilizada a entrevista individual e semi-diretiva como técnica de coleta de dados. As entrevistas serão transcritas, sendo realizada análise de conteúdo. Até o presente momento os resultados encontrados da pesquisa sugerem que existam comportamentos fatalistas, os quais estão expressos nos discurso do ser brasileiro, de maneira explícita ou implícita.

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Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

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Publicado

22-08-2019

Como Citar

Schlösser, A., & Oliveira RODRIGUES, M. (2019). O DISCURSO FATALISTA NA IDENTIDADE SOCIAL SOBRE SER BRASILEIRO:: ANÁLISE PRELIMINAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e21679. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21679

Edição

Seção

Videira - Ensino

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