ESCOLA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Resumo
Fez-se um mapeamento dos desafios e estratégias vivenciados pelas escolas e professores da ADR de São Miguel do Oeste/SC, diante do contexto de mudanças que vem ocorrendo na educação em meio esse tempo de mudanças, apoiado na Hermenêutica Filosófica em que a formação se efetiva enquanto acontecimento formativo autoformativo no âmbito da intersubjetividade. As informações coletadas por meio de técnica de grupo focal, com professores, gestores e orientadores de sete escolas da ADR de São Miguel do Oeste/SC e analisadas com base nas categorias: desafios de ordem pedagógica (indisciplina, os desafios das novas tecnologias e o excessivo número de informações, o distanciamento entre família e escola, dificuldade de planejamento coletivo dos professores); estratégias (planejamentos mensais com os professores, programas de prevenção à violência em conjunto com órgãos sociais, regulação do uso dos celulares); desafios de ordem de gestão (ausência dos familiares ou responsáveis no cotidiano das ações escolares, limitações financeiras, gestão de conflito entre professores e o esgotamento dos professores); estratégias (articulação entre escola e entidades sociais). Percebe-se o esvaziamento do sentido da escola, vista mais como um lugar em que se precisa estar; a necessidade de olhar a educação, a comunidade escolar como um amplo lugar formativo, privilegiado de relações face a face em que as diferenças, as diversidades não apenas constituam-se como expressão de conflito, mas de formação enquanto autoformação.
Palavras-chave: Escolas; Desafios; Estratégias.