UM OLHAR PARA A CULTURA LÚDICA A PARTIR DAS BRINCADEIRAS COLETIVAS

Autores

  • Rubieli Cenci LUNARDI Unoesc
  • Giovana Maria Di Domenico Silva Unoesc

Resumo

Olhar para a cultura lúdica implica em perceber a criança com sujeito criador de cultura e que também vivencia a cultura produzida por outras gerações. A temática orientadora deste estudo é um olhar para a cultura lúdica a partir das brincadeiras coletivas. Salienta-se que o referido estudo surgiu a partir das observações de estágio realizadas em escolas nas quais teve-se a oportunidade de perceber que as brincadeiras tradicionais pouco se faziam presentes no cotidiano escolar. Nesta perspectiva objetivou-se promover situações de aprendizagens lúdicas, que consideram a cultura lúdica intra e intergeracional, visando experiências de coletividade com as crianças. A pesquisa classificou-se como qualitativa envolvendo estudo teórico e de campo, a partir das vivências e análises dos processos de estágio de docência no contexto da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de Gestão dos Processos Educativos, no Curso de Pedagogia. Os resultados alcançados indicam a relevância de estabelecer um entrelaçamento da teoria e prática, construindo o saber e a formação docente. Conclui-se que é de extrema importância o desenvolvimento de práticas lúdicas, no contexto da escola, em especial das brincadeiras tradicionais, que incitam a criança à prática coletiva, a necessidade do outro para brincar. Outro elemento é que ao brincar com uma brincadeira pertencente ao universo cultural intergeracional a criança a recria, reinventa, tornando-a pertencente ao seu universo geracional, integrando esta brincadeira ao patrimônio lúdico de sua geração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Maria Di Domenico Silva, Unoesc

Professora do Curso de Pedagogia

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

LUNARDI, R. C., & Di Domenico Silva, G. M. (2018). UM OLHAR PARA A CULTURA LÚDICA A PARTIR DAS BRINCADEIRAS COLETIVAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18436

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <