CONSTRUINDO O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DO CONTEXTO DA CIDADE E DA CULTURA PRESENTE NA VIDA DAS CRIANÇAS
Resumo
A escola está situada em um contexto social, que pode ser a cidade, articulado a vida das crianças, na qual deve-se também considerar a cultura dos envolvidos no processo educativo. Nesta perspectiva, objetivou-se neste estudo compreender as possibilidades de construção do processo educativo a partir do contexto da cidade e da cultura presente na vida da criança. A pesquisa classificou-se como qualitativa envolvendo estudo teórico e de campo, a partir das vivências e análises dos processos de estágio de docência no contexto da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de Gestão dos Processos Educativos, no Curso de Pedagogia. Após desenvolver a experiência da prática, a análise e a reflexão, articuladas à fundamentação teórica, concluiu-se que a experiência de docência e gestão colocam o futuro professor em contato com a realidade procurando desenvolver a prática e valorizar o conhecimento científico adquirido ao longo do processo acadêmico. Os resultados desse trabalho apontam a importância de estabelecer o diálogo entre teoria e prática, entre o contexto social das crianças, neste caso, a vida da cidade e sua cultura, construindo a compreensão de que a escola está organizada em um contexto social e a este articula-se, e que o saber construído no espaço escolar possibilita a vivência cidadã.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
DILKIN, G., & Di Domenico Silva, G. M. (2018). CONSTRUINDO O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DO CONTEXTO DA CIDADE E DA CULTURA PRESENTE NA VIDA DAS CRIANÇAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18432
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino