O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Carine WILLINGHOEFER Unoesc
  • Giovana Maria Di Domenico Silva Unoesc

Resumo

A ludicidade faz parte da humanidade. Nesta perspectiva é preciso que a escola, o professor, compreenda a significação da ludicidade e aproprie-se desta possibilidade para a realização do processo pedagógico. Neste estudo objetivou-se compreender as contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa classificou-se como qualitativa envolvendo estudo teórico e de campo, a partir das vivências e análises dos processos de estágio de docência no contexto da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia. Os resultados desse trabalho apontam a importância de estabelecer o diálogo entre teoria e prática. Conclui-se que quando articula-se o conhecimento teórico da ludicidade à organização de uma proposta metodológica, que visa vivenciar situações de aprendizagens lúdicas, em especial o uso de jogos, brinquedos e brincadeiras, o processo de ensino e aprendizagem acontece de forma eficaz, permeado de prazerosidade e encantamento.

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Biografia do Autor

Giovana Maria Di Domenico Silva, Unoesc

Professora do Curso de Pedagogia

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

WILLINGHOEFER, C., & Di Domenico Silva, G. M. (2018). O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18435

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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