AS FÁBULAS NO MUNDO INFANTIL

Autores

  • Giovana Maria Di Domenico Silva
  • Simone Bedin

Resumo

Na literatura são encontrados os mais diversos gêneros textuais e estes têm
grande relevância no processo de ensino aprendizagem de língua materna, tanto na
Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na pesquisa
bibliográfica, realizada no primeiro semestre de 2014, na 5ª fase do Curso de Pedagogia,
deu-se ênfase a um único gênero, as fábulas, elegendo-se como temática orientadora de
pesquisa “As fábulas no mundo infantil”. Objetivou-se, ao longo da pesquisa,
compreender a importância das fábulas no processo de ensino aprendizagem de língua
materna. Buscou-se entender o contexto histórico das fábulas, conhecer os principais
fabulistas e fábulas e, sobretudo, refletir acerca das características desse gênero textual.
Todo esse estudo serviu de base ao planejamento e execução do estágio de decência, na
pré-escola (segundo semestre de 2014), com o objetivo de despertar nas crianças o
interesse e o gosto pela leitura de fábulas, possibilitando, assim, através desse gênero
textual trabalhar valores (respeito, solidariedade, cooperação, gentileza...); nos anos
iniciais do ensino fundamental, especificamente no 1º ano (primeiro semestre de 2015),
teve-se como objetivo introduzir a leitura e a escrita por meio do gênero textual fábulas,
recriando um mundo mágico para a alfabetização e letramento; no estágio de gestão
(segundo semestre de 2015), realizado com crianças do 1º, 2º e 3º anos, foi possível
verificar, por meio da subtema “Leitura e escrita no fantástico mundo do circo”, como a
gestão escolar pode contribuir no processo pedagógico e desenvolver as habilidades e o
gosto pela leitura nos educandos. Ao longo dos estágios procurou-se desenvolver
habilidades relacionadas à oralidade, à leitura e à escrita. Buscou-se trabalhar fábulas
para que, dessa forma, as crianças pudessem compreendê-las e, assim, fazer relação com
o contexto, com o seu mundo e, também, via fábulas, compreender os mecanismos da
leitura e da escrita. Nesse período, foi possível compreender a importância de se ter um
planejamento e que os conteúdos estejam interligados, favorecendo a construção de
conhecimentos de uma forma mais integrada. É preciso, pois, que o educador esteja
atento, observando seus alunos em todos os sentidos e nas mais variadas ações, para
que, assim, possa detectar o que precisa melhorar ou até mesmo o que deve ser
eliminado. Salienta-se, portanto, que os estágios foram de relevada importância, pois
teve-se a oportunidade de estar em contato com a prática, podendo, dessa forma,
vivenciar o dia a dia da sala de aula e da gestão escolar.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Di Domenico Silva, G. M., & Bedin, S. (2016). AS FÁBULAS NO MUNDO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11681

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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