O PIBID E A LITERATURA INFANTIL: RELATO SOB O OLHAR ACADÊMICO.
Resumo
O presente resumo, destaca a importância do projeto de Literatura Infantil como projeto de intervenção aplicado em uma escola de Educação Básica de Campos Novos, referente ao subprojeto realizado por bolsistas de Pedagogia da UNOESC, através do PIBID- Programa de Iniciação à Docência. A literatura Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, e também favorecer o processo ensino aprendizagem. Este estudo aponta como objetivo, ressaltar a importância da literatura infantil no contexto escolar. Desenvolveu-se a contação de histórias com diferentes recursos como: fantoches, tapetes mágicos, aventais e dramatizações para que as crianças tomassem gosto pela leitura e pela literatura. As atividades propostas apresentavam como objetivos incentivar o gosto pela literatura, expressar o que escutou a partir do texto lido e contextualizar o tema, relacionando-o com a sua realidade. A literatura oportuniza momentos de reflexão sobre comportamentos contribuindo na construção de valores. Através desta prática as crianças passaram a se interessar pela leitura, superando as dificuldades na alfabetização e letramento, melhorando a interação com o meio. Constatou-se que o projeto auxiliou as crianças a se expressarem por palavras, traduzindo suas dificuldades, suas ânsias, medos e gostos. Afirma-se que a Literatura através da prática da contação de histórias no ambiente escolar, ultrapassa as dificuldades, desperta a imaginação e torna a aprendizagem significativa à atividade docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Albuquerque, J. B., & Gonçalves Telles, D. (2018). O PIBID E A LITERATURA INFANTIL: RELATO SOB O OLHAR ACADÊMICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18069
Edição
Seção
Joaçaba - Extensão