A PRÁTICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A Educação Infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos, nem sempre teve um lugar de destaque no desenvolvimento da criança. Pensando nisso desenvolveu-se uma pesquisa através do componente de Prática e Investigação Educativa na Educação Infantil com os seguintes objetivos: I) Identificar boas práticas educativas; II) Conhecer os desafios da prática docente; III) Verificar as concepções sobre o educar, o cuidar e o brincar. Após o aprofundamento teórico sobre a Educação Infantil e suas concepções, elaborou-se o instrumento de coletas de dados. Realizou-se uma entrevista com professora da Educação Infantil do município de Tangará- SC. Relatou sobre suas dificuldades, vivências, rotina, práticas pedagógicas e concepções. Reconhece a educação infantil como a primeira etapa para o desenvolvimento integral da criança e por isso reitera da importância e necessidade do trabalho comprometido e responsável do professor. Constata-se que ao experimentar diversas vivências, a criança terá uma aprendizagem capaz de contribuir para o desenvolvimento social, cognitivo, emocional se mediado por professores qualificados e preparados. Sendo assim, o educador precisa conhecer como as crianças pensam e se apropriam dos conhecimentos para saber intervir, de maneira lúdica e dinâmica para que a criança possa avançar com êxito. Os resultados deste trabalho apontam a importância dos profissionais trabalharem com qualidade no contexto da educação infantil, sobre tudo pelo fato de contribuir com o desenvolvimento integral e pleno da criança.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Albuquerque, J. B., Fischer, S., & Sopelsa, O. (2018). A PRÁTICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18073
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino