MENSURAÇÃO DOS CUSTOS DE UM CENTRO OBSTÉTRICO: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL REGIONAL DO EXTREMO OESTE CATARINENSE

Autores

  • ANDRESSA MICHELS UNOESC
  • Valmir Roque SOTT
  • MARINA KLAUS
  • TAIZE PAULA PALÚ

Resumo

Talvez um dos maiores paradigmas das instituições hospitalares nos dias atuais seja conciliar a corrente evolução do perfil do paciente a ser atendido, que a cada ano tornase mais exigente e com maiores expectativas com relação ao atendimento recebido, com a defasagem dos valores repassados pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Diante a este novo contexto sócio econômico, o objetivo geral do presente trabalho é analisar os custos envolvidos no procedimento cesariano e parto normal em um Hospital Regional do Extremo Oeste Catarinense. Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso no Hospital, com análise qualitativa dos dados. A coleta de dados ocorreu por meio de visitas ao Hospital e entrevista não estruturada com gerente do setor obstétrico. A motivação para a pesquisa está presente na deficiência que as instituições públicas possuem na área de custos. Constatou-se, no hospital em estudo, que o setor não tem o controle de custos dos procedimentos realizados. Mensuraram-se os custos totais do procedimento cesariano e parto normal a partir das fichas técnicas de pacientes de dois meses do ano de 2017. Por meio dos resultados encontrados, concluiu-se que o procedimento de parto normal apresenta um custo menor em comparação com a cesárea. Por conseguinte, o valor repassado pelo SUS, é, consequentemente maior para operações cesarianas.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

MICHELS, A., SOTT, V. R., KLAUS, M., & PALÚ, T. P. (2018). MENSURAÇÃO DOS CUSTOS DE UM CENTRO OBSTÉTRICO: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL REGIONAL DO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18064

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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