GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES NO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Valmir Roque Sott UNOESC SMO
  • Pâmela Agostini Balbinot
  • Tatiane Fátima Reichert

Resumo

O presente estudo teve por objetivo geral apurar os custos, resultados e a formação do preço de venda de uma indústria de confecções do Oeste de SC no segundo trimestre de 2016. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, sendo que para a coleta de dados adotou-se a técnica de observação e pesquisa documental. O projeto inicial deste trabalho justificou-se por determinar a importância da contabilidade de custos, o seu controle, para determinar o preço de venda. Após a coleta de dados referente ao segundo trimestre de 2016, pode-se verificar os valores dos custos diretos e indiretos, fixos e variáveis da produção dos seis produtos mais produzidos na empresa. Na sequência foram elaboradas planilhas para calcular os custos de cada peça. Calculou-se o mark-up divisor, obtendo um comparativo do preço de venda praticado com o calculado, elaborou-se a demonstração de resultado pelo método do custeio variável, o ponto de equilíbrio, o grau de alavancagem operacional e a margem de segurança operacional. A empresa em estudo possui um sistema de controle de custo básico, que auxilia na gestão e na tomada de decisão. Após o estudo realizado pode-se verificar que a mesma possui nos produtos analisados um preço de venda compatível com o lucro desejado, sendo que apenas dois produtos ficaram com o preço praticado menor que o preço calculado. Identificou-se também entre os seis produtos analisados qual é o mais rentável para a empresa. Ao final do estudo conclui-se que todos os objetivos foram atingidos com sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Roque Sott, UNOESC SMO

Curso de Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Sott, V. R., Balbinot, P. A., & Reichert, T. F. (2017). GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES NO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14884

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>