CUSTOS DE PRODUÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE ESTOFADOS
Resumo
Um bom planejamento de custos e uma boa formação do preço de venda podem garantir a sobrevivência de uma indústria. Os custos podem, ainda, quando tratados de maneira correta e adequada, representar um diferencial de extrema relevância nos resultados operacionais. Na pesquisa se objetivou analisar o método utilizado para a formação do preço de venda e custos de uma indústria de estofados. O estudo se caracterizou como pesquisa descritiva, estudo de caso e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com base no levantamento documental gerencial e por meio da técnica de observação, para levantar o custo da matéria-prima e os minutos produtivos. Depois da coleta dos dados do primeiro trimestre de 2015, foram levantados também os custos diretos e os custos indiretos, os custos fixos e os custos variáveis da produção. Após coletados esses dados, foram organizados e tabulados em planilhas, chegando aos custos totais de cada unidade. Foram elaboradas as demonstrações de resultado pelos métodos de custeio por absorção e variável com base no preço de venda utilizado atualmente pela empresa. Apurou-se o cálculo do preço de venda de acordo com o mark-up divisor, para identificar a diferença entre o preço calculado e o preço praticado pela empresa. Os resultados da pesquisa permitem identificar que é uma empresa sólida e atuante no mercado há vários anos, que apesar de todas as mudanças se mantém em constante crescimento e desenvolvimento de sua produção. E apesar de praticar um preço de venda muito diferente do preço calculado pelo mark-up, ainda assim obteve lucro no primeiro trimestre de 2015; esse fato somente ocorreu com a redução dos custos e em razão das oscilações dos preços de venda praticados e o calculados em vários produtos, pois em alguns casos os preços eram maiores e outros eram menores que o calculado, isso demonstra que a metodologia de custo é fator de muita importância e, até mesmo, indispensável para a gestão e o controle de uma indústria, a fim de garantir uma maior sobrevivência dela.
Palavras-chave: Indústria de estofados. Gerenciamento de custos. Preço de venda.