DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: GRAVIDEZ

Autores

  • Andreia de Melo Camargo
  • Bruna Berlanda
  • Caroline Bringhenti
  • Valentina Tumelero
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

É muito comum encontrar mulheres grávidas participando de programas de atividade física. A busca por qualidade de vida materno-fetal, manutenção da capacidade física, controle de peso, alívio de estresse e prevenção de dores lombares são os principais motivos de escolha pelas gestantes. A prescrição ou a contra-indicação de exercícios na gravidez não deve ser realizada de forma desatenta ou sem parâmetros científicos. A decisão por restringir uma mulher saudável de praticar exercícios pode impedi-la de aproveitar dos diversos benefícios materno-fetais. Por outro lado, liberar exercícios de forma imprudente pode provocar danos irreversíveis  à saúde da gestante. Os profissionais devem ser cuidadosos na escolha dos exercícios e na definição de quais grupos musculares serão exigidos, isso porque devem evitar sobrecargas e desequilíbrios musculares, com vistas a organizar a postura e otimizar a função de gestação, ao mesmo tempo que previne dores e desconfortos posturais. Em primeiro lugar, a gestante deve ser avaliada por um médico para descartar qualquer contra-indicação obstétrica, para então, realizar um programa de atividade física. Na avaliação física, é preciso qualificar a postura física e emocional da grávida para determinar o tipo, intensidade e características do exercício a ser prescrito. Durante a gestação são indicados exercícios aeróbicos e musculares localizados, respeitando sempre a individualidade, velocidade de execução e amplitude articular. Os exercícios de alongamento também são indicados, entretanto, com foco de relaxamento da tensão muscular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Camargo, A. de M., Berlanda, B., Bringhenti, C., Tumelero, V., & Zawadzki, P. (2018). DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: GRAVIDEZ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17694

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>