DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: ESCOLIOSE

Autores

  • Bruna de Moura Santos
  • Larissa Rudey
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

A escoliose tem origem na palavra grega que significa curvado. Se desenvolve em um espaço e gera um movimento de torção da coluna vertebral. Pode ser para o lado, para frente ou para trás, deixando-a em formato de "S" ou "C". Entre os tratamentos é possível mencionar a reeducação postural, acunpuntura, fisioterapia e cirurgia. Esta última é indicada em muitos casos, e costuma melhorar muito a qualidade e vida do paciente. Todos os exercícios que estimulam simetricamente o corpo são indicados. Natação, ioga, pilates, caminhada, corrida, hidroginástica, musculação, e outros tipos, valem como um remédio. Destaca-se a natação pelo fato de que fortalece e alonga os músculos, não tem impacto e mobiliza grandes grupos musculares, caracterizando um exercício aeróbio. Esportes unilaterais podem piorar  o problema por desgastar mais as articulações de um lado do que do outro. Nada impede sua prática, entretanto, o acompanhamento profissional é indicado para evitar desconforto, dor e agravamento do quadro. Entre as estratégias de tratamento, é possivel ainda mencionar o ballet, que exige a postura correta, com a coluna alinhada e o quadril encaixado. E a alternância de atividades para equilibrar o desenvolvimento muscular. Durante as atividades do dia-a-dia, observar se a pessoa carrega a mochila, bolsa ou sacola apenas com um lado do corpo, é recomendado sempre alternar os braços e ombros para não desalinhar ainda mais o corpo. Os glúteos auxiliam a sustentar o corpo e a manter a postura, assim com o psoas que estabiliza o tronco. Na musculação, evitar aumentar a compressão discal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Santos, B. de M., Rudey, L., & Zawadzki, P. (2018). DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: ESCOLIOSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17701

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>