ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: O DESENVOLVIMENTO DE UM VÍDEO EDUCATIVO COMO RECURSO COMPLEMENTAR NO ENSINO DA ODONTOLOGIA
Resumo
As questões sobre acessibilidade estão sendo cada vez mais abordadas em âmbito nacional, de forma que a sociedade perceba a necessidade de uma readequação estrutural e pessoal na busca pela igualdade entre os indivíduos. Todo cidadão tem o direto à educação, saúde, lazer e trabalho, incluindo pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Algumas conquistas neste sentido já estão em andamento, como a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS - Lei no 10.436/02), como também às normas da ABNT (NBR 9050/94). No entanto, ainda é um grande desafio promover a acessibilidade e uma adequada qualidade de vida a todos os cidadãos. Neste sentido, o ensino da odontologia e a formação de profissionais capacitados dentro desta abordagem inclusiva deve estar diretamente inserida neste contexto. Sendo assim, o projeto “Acessibilidade” foi apresentado no VIII Fórum Científico de Estudos em Pacientes Especiais, por acadêmicos de Odontologia da UNOESC – Joaçaba, com objetivo de identificar barreiras que poderiam ser encontradas diariamente por uma pessoa com alguma deficiência. Para isto, foi realizado um vídeo com simulações em pontos específicos da Universidade e de estabelecimentos comerciais locais, como acesso ao transporte público, edificações, elevadores, rampas, calçadas e banheiros. A confecção e o emprego destes vídeos no processo educativo vêm se tornando um recurso importante, uma vez que proporciona metodologias mais dinâmicas, envolvendo os alunos no processo de ensino e aprendizagem.