INFORMATIZAÇÃO DAS CLÍNICAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNOESC JOAÇABA
Resumo
O Curso de Odontologia da Unoesc, além do ensino, pesquisa e extensão, também conta com a prestação de serviços por meio das clínicas, onde a comunidade de Joaçaba e região pode procurar auxílio odontológico ou receber encaminhamento de pacientes de outros serviços municipais de saúde. Desde o início, os documentos e prontuários são organizados em meio físico, causando alguns problemas para o gerenciamento das informações ao longo do tempo, como falta de espaço físico para armazenar cerca de 7000 prontuários, dificuldade para acessar informações específicas como a seleção de pacientes por patologia, além da lentidão para localizar prontuários. Para resolver tais problemas, objetivou-se com esta pesquisa mapear o processo de atendimento aos pacientes e criar uma aplicação Web para gerenciar as informações. Em relação à metodologia adotada, a primeira etapa dedicou-se a reunir informações sobre os serviços prestados para compreender o fluxo de informações, por meio de entrevistas e análise de documentos. Em seguida, para guiar as atividades de desenvolvimento do software orientado a objetos foi utilizado o Processo Unificado. Na etapa de construção da aplicação foram usadas algumas tecnologias, sendo elas linguagem de programação Java, frameworks (JSF e Hibernate) e banco de dados MySql. Os resultados obtidos foram a representação do processo de atendimento de pacientes até a etapa de triagem e o desenvolvimento do módulo para realizar o cadastro socioeconômico dos pacientes, que é fundamental para a construção das demais funcionalidades. Ao fim dessa etapa da pesquisa, conclui-se que é possível dispor de uma aplicação Web que permite ao colaborador realizar o cadastro de pacientes de modo mais rápido do que antes, com validação das informações obrigatórias, além de proporcionar uma fonte confiável e rápida de pesquisa. Também é possível verificar quais pacientes já tiveram seu cadastro aprovado ou estão em fase de análise. Para trabalhos futuros, espera-se desenvolver os demais módulos identificados no mapeamento do processo de atendimento, expandindo o sistema para que seja possível registrar a evolução do tratamento por meio de prontuário eletrônico, acompanhar as atividades realizadas pelos alunos, bem como controlar a entrada e o consumo de materiais nas clínicas odontológicas do referido curso.
Palavras-chave: Sistemas da informação. Processo unificado. Engenharia de software. Aplicação Web.