A IDEOLOGIA NO CINEMA DISTÓPICO CONTEMPORÂNEO: ANÁLISE DOS FILMES “JOGOS VORAZES” E “DIVERGENTE”
Resumo
Com o objetivo de identificar a ideologia presente nos filmes distópicos contemporâneos, e em especial, Jogos Vorazes e Divergente, e também compreender a relação que se dá entre a distopia e a ideologia, foi realizada uma análise, na qual foi dividida em categorias, que possibilitaram o correto estudo do conteúdo nas duas produções. Com a análise, foi possível determinar qual a ideologia abordada pelos filmes, quais aspectos da ideologia dominante se manifestaram com maior intensidade, identificar as características distópicas da narrativa, bem como realizar a análise de conteúdo do filme. A pesquisa se constitui de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise de conteúdo. Encontrou-se similaridades na estrutura ideológica e distópica de ambos os filmes, sendo que a principal diferença entre eles se concentra apenas na ideologia dominante, sendo Jogos Vorazes categorizado como majoritariamente marxista, enquanto Divergente apresenta de forma quase igual as ideologias marxistas e zizekianas. Nota-se a distopia, presente em pouca quantidade, atua sobretudo como ferramenta de crítica ideológica, pois através de sua construção de mundo futurista, possibilita a análise das implicações ideológicas que poderiam surgir, e consequentemente, permite o debate acerca de quais ações da sociedade real poderiam levar à um mundo caótico, abusivo e opressor como o representado na tela. Dessa forma, o estudo fez uso de conceitos teóricos de reconhecida importância encontrar e determinar a linha ideológica e a categorização distópica abordada pelos filmes deste gênero.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Lesnieski, M. S., & Nunes, R. J. (2017). A IDEOLOGIA NO CINEMA DISTÓPICO CONTEMPORÂNEO: ANÁLISE DOS FILMES “JOGOS VORAZES” E “DIVERGENTE”. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13777
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino