BEM-ESTAR E APRENDIZAGEM INDIVIDUAL: IMPLICAÇÕES PARA OS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jean Carlos Aires do Amaral
  • Suelem Zucco
  • Sayonara Fátima Teston Universidade do Oeste de Santa Catarina - Chapecó

Resumo

O trabalho teve como objetivo geral analisar como o bem-estar permeia o processo de aprendizagem de acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc Campus Chapecó, Santa Catarina. Como procedimento metodológico foi realizado um grupo focal, com o intuito de discutir sobre os temas do bem-estar e da aprendizagem com os participantes. Na análise de dados, partiu-se dos dados surgidos do campo de pesquisa, cotejados com o conteúdo utilizado no referencial bibliográfico. A partir deste trabalho, pode-se compreender qual a dinâmica estabelecida entre fatores de bem-estar psicológico e subjetivo e o processo de aprendizagem na opinião dos acadêmicos. As conclusões foram que os principais aspectos do bem-estar que permeiam a aprendizagem são: os desafios para conciliar diferentes esferas da vida adulta após o ingresso no ensino superior; o processo de adaptação social entre os acadêmicos, colegas e professores; a reconstrução da identidade pessoal e profissional após a escolha pelo curso; a importância de encontrar um propósito de vida por meio da profissão, e a consolidação do crescimento pessoal no decorrer do processo de formação profissional.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Amaral, J. C. A. do, Zucco, S., & Teston, S. F. (2017). BEM-ESTAR E APRENDIZAGEM INDIVIDUAL: IMPLICAÇÕES PARA OS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13764

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

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