O CRESCIMENTO PROFISSIONAL, A VALORIZAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA MULHER EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Ana Lúcia Baggio Sonaglio Universidade do Vale do Itajaí
  • Taynara Gonçalves Barros Universidade do Vale do Itajaí
  • Monique Borges Ramilde Schmitz Universidade do Vale do Itajaí
  • Sayonara Fátima Teston Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Karine Schwaab Brustolin Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Pesquisas sobre desigualdade de gênero tem sido crescentes na área dos estudos organizacionais o que demonstra a importância do tema. O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos relacionados ao crescimento profissional das mulheres em empresas da área de tecnologia da Grande Florianópolis (SC), região reconhecida como pólo tecnológico do Estado. Trata-se portanto, de uma descrição de caso, o qual iniciou com uma pesquisa bibliográfica, que serviu de base para elaboração de um questionário estruturado endereçado à gestores de Recursos Humanos de empresas da área de tecnologia. Foram escolhidas três empresas de grande porte e uma delas se disponibilizou a participar. Apesar da pesquisa histórica e teórica apontar para mudanças positivas ao longo dos anos em relação à diminuição da desigualdade de gênero, foi possível constatar que a valorização e o crescimento ocorrem principalmente por meio da constatação da capacidade técnica e intelectual, e que mesmo após anos de sua inserção no mercado, a mulher ainda enfrenta diariamente desigualdades em relação ao gênero no ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Sonaglio, A. L. B., Barros, T. G., Schmitz, M. B. R., Teston, S. F., & Brustolin, K. S. (2016). O CRESCIMENTO PROFISSIONAL, A VALORIZAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA MULHER EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10989

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>