DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA: VIDA SOCIAL E ESCOLAR

Autores

  • Ana Letícia REZSKA
  • Bruna Rodniski Cauduro
  • Samara Taís Junges
  • Sayonara Fátima Teston Universidade do Oeste de Santa Catarina - Chapecó

Resumo

Trata-se de um projeto de pesquisa desenvolvido na disciplina de metodologia científica. O trabalho teve como proposta aprofundar o conhecimento sobre a fase de desenvolvimento adolescência, principalmente sobre a conciliação entre vida social e escolar. Por ser um período de transição entre infância e a vida adulta, sabe-se que é um período no qual algumas dificuldades psicológicas podem surgir. Salienta-se que no decorrer desta fase, aumentam as possibilidades do indivíduo aproximar-se de grupos em busca de sua identidade, diminuindo assim o contato com os pais, além disso, também é o período no qual vários adolescentes fazem sua primeira escolha de profissional e ingressam na Universidade. Desta forma, considerando a adolescência como uma fase marcada por mudanças físicas, cognitivas e psicossociais é fundamental compreender como sucede esse desenvolvimento na contemporaneidade. Trata-se de uma fase do ciclo vital associada com o momento de tomar importantes decisões em um mundo com mudanças rápidas e fluídas. Para a coleta de dados propõem-se a realização de grupo focal com adolescentes matriculados no último ano do ensino médio. Serão discutidos os temas da vida social e escolar, bem como, os desafios que perpassam a conciliação entre ambos atualmente. Como resultados, espera-se contribuir para publicações científicas acerca desta problemática e ampliar o conhecimento acerca do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

REZSKA, A. L., Cauduro, B. R., Junges, S. T., & Teston, S. F. (2018). DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA: VIDA SOCIAL E ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17685

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>