INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE CORTES NO TRIGO (Triticum aestivum L.) DE DUPLOPROPÓSITO BRS TARUMÃ
Resumo
Com o aumento do sistema de integração lavoura-pecuária na região, cereaisde inverno com dupla aptidão demonstram uma excelente alternativa para a
sustentabilidade desse sistema. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a
produtividade do trigo duplo propósito cultivar BRS Tarumã, submetido a diferentes
números de cortes (sem cortes, um corte, dois cortes e três cortes) no município de São
José do Cedro/SC. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com quatro
tratamentos. Cada tratamento teve sete repetições, perfazendo 28 unidades
experimentais. Cada unidade teve 8m², totalizando 56m² cada tratamento e 224m² de
área total. A área útil da parcela foi de 2m². As variáveis avaliadas foram: matéria seca
da forragem, proteína bruta da forragem, rendimento de grãos, peso hectolitro e massa
de mil grãos. Os resultados das variáveis foram submetidos à análise de variância com
teste de significância Tukey, considerando a probabilidade de erro (p ≤ 0,05). Na
variável matéria seca da forragem, observou-se diferença significativa, sendo que o
tratamento com dois cortes teve a maior produção (2714 kg/ha). A proteína bruta não
revelou diferença significativa em relação ao número de cortes. Para rendimento de
grãos, também não constatou-se diferença significativa. No peso hectolitro observou-se
diferença significativa em relação ao número de cortes, sendo que o melhor valor (75
kg/hl) foi com o tratamento de dois cortes. Na variável massa de mil grãos também
houve diferença significativa, sendo que o tratamento sem cortes apresentou maior
massa (26,39 g). Há necessidade de buscar mais informações para o trigo BRS Tarumã
devido sua importância para os produtores que utilizam o sistema de integração
lavoura-pecuária.
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Klein, C., Sordi, A., Pivatto, L., Cagnini, A., & Appelt, Éderson. (2016). INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE CORTES NO TRIGO (Triticum aestivum L.) DE DUPLOPROPÓSITO BRS TARUMÃ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11701
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino