PROJETO DE LEITURA: A MAGIA DA LEITURA

Autores

  • Sirlei Werlang Golfetto
  • Giovana Maria Di Domenico Silva
  • Bruna Carla Berté

Resumo

Ler é um conjunto de habilidades e comportamentos. Para além do decodificar
sílabas ou palavras de um texto, é compreender, interpretar, é interagir no cotidiano. O
projeto de leitura desenvolvido na escola E.M.E.I.E.F. Juscelino Kubitscheck de Oliveira,
iniciou no ano de 2014, envolvendo todos os educandos da escola, com o objetivo de
estimular o gosto pela leitura e ampliar o vocabulário por meio da linguagem.
Inicialmente, a aula de leitura acontecia nos primeiros 15 minutos da primeira aula;
após o término, as aulas ocorriam normalmente. No decorrer do projeto, percebeu-se a
necessidade de aumentar o tempo da aula de leitura, passando para 20 minutos diários.
Os bolsistas de Iniciação à Docência do Subprojeto Pedagogia passaram a envolver-se,
sistematicamente, na consolidação do projeto, atuando diretamente nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. Na medida em que o projeto ocorria, constatou-se que o acervo de
livros da escola contemplava, prioritariamente, os anos iniciais do ensino fundamental, o
qual precisava ser ampliado para atender às demais turmas. Para resolver a falta de
bibliografias na escola, passou-se a dispor de recursos do Programa Mais Educação, que
possibilitou a compra de seiscentas obras, de autores de renome como: Ligia Bojunga,
Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Monteiro Lobato, Rubem Alves, Maria Clara
Machado, Ruth Rocha e Ziraldo, os quais estão à disposição dos educandos na biblioteca
e nas salas de aula. Utilizou-se como metodologias para a implantação do projeto em
sala de aula: seleção de textos, obras literárias, poemas, contos, jornais, revistas etc;
atividades de interpretação do material lido; exposição oral e escrita das leituras lidas e
ouvidas; produção de texto por meio da escrita e do desenho. A instituição de ensino
focada no acompanhamento da evolução tecnológica, tem como meta, no decorrer deste
ano letivo, introduzir a tecnologia em sala de aula, concebendo-a como um grande
desafio e parceria, objetivando a interação interpessoal e intrapessoal, na qual os
educandos poderão acessar obras online em tempo real. O acesso on-line será por meio
dos aparelhos eletrônicos individuais como celular, smartphone, etc. Quanto à avaliação
do projeto de leitura, alguns relatos espontâneos ouvidos pelos profissionais da
educação e educandos foram relevantes quanto à importância do projeto e amplitude do
nível de conhecimento da unidade escolar. Pode-se concluir a significativa evolução na
ampliação do vocabulário por parte dos alunos e a ampliação dos seus conhecimentos,
garantindo avanços no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se que o interesse
pela leitura tem aumentado significativamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Golfetto, S. W., Di Domenico Silva, G. M., & Berté, B. C. (2016). PROJETO DE LEITURA: A MAGIA DA LEITURA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11591

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>