OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: FATORES MOTIVACIONAIS INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS
Resumo
A Educação Física escolar tem um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes. As estratégias motivacionais nas aulas de Educação física, podem ser um meio importantíssimo de aumentar os níveis de participação dos alunos, visando assim promover hábitos saudáveis para as crianças e adolescentes. Sabendo disso, tem-se o objetivo de verificar quais os principais fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos para a prática da Educação Física Escolar em alunos do Ensino Médio do município de Xaxim – SC. A presente pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva abordando como população alunos do Ensino Médio, das Escolas públicas da rede estadual do Município de Xaxim –SC. A amostra será composta por aproximadamente 735 alunos de ambos os sexos regularmente matriculados e frequentando o ensino médio, nas unidades escolares da rede pública estadual do município de Xaxim – SC nos turnos matutino, vespertino e noturno. Para identificar quais os principais fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos para a prática da Educação Física Escolar será utilizado questionário adaptado de Kobal (1996). Com a coleta de dados realizada pretendemos analisar os resultados referentes aos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos dos alunos do ensino médio. Os resultados obtidos serão entregues aos professores a fim de ajuda-los a criar novas estratégias motivacionais buscando atingir a participação total dos alunos nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino médio. Motivação intrínseca e extrínseca. Participação.