O DESIGN COM FOCO NO PROCESSO CRIATIVO DE BIÔNICA - DESENVOLVIMENTO DE UM INFUSOR DE CHÁ

Autores

  • Karina Tissiani Unoesc Xanxerê
  • Maicon Baraldi

Resumo

Este estudo tem como tema principal a relação do Design com foco no processo criativo de biônica, procura entender as funções e os mecanismos presentes na natureza para propor soluções de design. Assim, os projetos desenvolvidos devem conter semelhanças com algum objeto da natureza, não apenas nas formas, mas também, nos aspectos funcionais e simbólicos. Este projeto busca desenvolver um utensílio de cozinha com a função embalar, o produto deve ser direcionado ao público jovem de idade entre 25 e 35 anos, que são pessoas que gostam de usufruir coisas novas, estão sempre atentos às tecnologias,  buscam objetos funcionais com aspectos decorativos que possam embelezar o ambiente. Para representar estes conceitos, o elemento da natureza escolhido foi o Tomate Capucho que tem por característica uma proteção que embala o fruto. Sua estrutura rígida protege a fruto contra choque ao cair no chão, uma vez que a planta pode chegar a 2 metros de altura. Como resultado, gerou-se um infusor de chá, que tem como possibilidade a inserção de ervas dentro da camada protetora. No fruto vermelho, encontra-se um espaço reservado para a adição de açúcar. Sua cor dourada foi abstraída da flor da Caméllia Sinensis, a primeira planta com registos históricos a ser cultivada como chá. O vermelho do fruto transmite a paixão que os apreciadores de chá têm pela bebida. Esses aspectos visam engrandecer a cultura do chá e criar um vinculo com os consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Tissiani, K., & Baraldi, M. (2016). O DESIGN COM FOCO NO PROCESSO CRIATIVO DE BIÔNICA - DESENVOLVIMENTO DE UM INFUSOR DE CHÁ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11415

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>