O DESIGN COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAR O PROJETO PLANTÃO PALHAÇO DO HOSPITAL REGIONAL SÃO PAULO DE XANXERÊ – SC
Resumo
O estudo faz uso da identidade visual e campanha publicitária com a finalidade de divulgar e fomentar as atividades realizadas pelo projeto Plantão Palhaço do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê – SC, além de informar a comunidade sobre o voluntariado. O objetivo do Plantão Palhaço é tornar o ambiente hospitalar um local acolhedor e humanizado, sendo assim, o projeto promove a saúde e o bem-estar por meio de ações divertidas e descontraídas, buscando tornar a hospitalização menos angustiante. Sendo assim, foi realizado um estudo bibliográfico a fim de dar suporte teórico ao desenvolvimento do sistema de identidade visual, utilizou-se a metodologia de Peón (2009), já para a elaboração da campanha publicitária, optou-se pela utilização de uma ferramenta chamada POTE, desenvolvida por Lupetti (2002). Como resultado, o desenvolvimento da identidade visual pautou-se nos conceitos de alegria, humanização e reciprocidade, a campanha publicitária teve como objetivo, divulgar e fomentar as ações desenvolvidas pelo Plantão Palhaço a partir de sua nova identidade visual, além de informar a comunidade sobre a possibilidade de tornarem-se voluntários, como também realizarem doações de maquiagens e adornos específicos ao projeto. Para isso, fez-se uso da aplicação da marca em materiais institucionais, promocionais, mídias sociais e brindes.
Acredita-se que o resultado desse projeto corresponde com a problemática apresentada, pois os objetivos foram alcançados, com a implementação do projeto, espera-se que a comunidade fomente, contribua e participe das atividades do Plantão Palhaço.