NÍVEL DE FLEXIBILIDADE E IMC DE ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sergio Ricardo Mendes dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê
  • Sandro Claro Pedrozo Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê
  • Deonilde Balduíno Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê
  • Jean Carlo Parmigiani De Marco Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê

Resumo

A Aptidão Física consiste na prática das atividades cotidianas com tranquilidade e sem esforço. Porém, pessoas sedentárias possuem uma Aptidão Física defasada, e com isso, possuindo mais dificuldade para realizar suas atividades corriqueiras. A Aptidão Física relacionada à Saúde possui 4 principais componentes, sendo estes: resistência cardiorrespiratória, composição corporal (IMC), flexibilidade e a força muscular. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar e classificar o Índice de Massa Corporal (IMC) e o nível de Flexibilidade de alunos do 5° Ano da Escola de Educação Básica Luiz Coradi. A amostra foi composta por 25 escolares, sendo estes 13 meninos e 12 meninas. Para avaliar o nível do IMC e Flexibilidade foi utilizado os parâmetros propostos pela bateria de testes do Proesp (2015). Os resultados mostraram em relação a flexibilidade que os alunos do sexo masculino apresentaram-se em grande maioria na Zona de Risco, enquanto que a amostra do sexo feminino encontrava-se quase totalmente na Zona Saudável. Já em relação ao estado nutricional (IMC), a turma apresentou uma grande parcela situando-se acima do peso ideal (sobrepeso e obesidade). Para melhora dos níveis de Flexibilidade e controle do IMC foram realizadas atividades de conscientização através de uma roda de conversa com os alunos, vídeos, pesquisas e atividades físicas especificas. Para estudos futuros sugere-se que sejam feitos em todas as turmas da escola do município, com intuito de criar um banco de dados e melhorar o planejamento das aulas.
Palavras-chave: Aptidão Física; Flexibilidade; IMC.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Santos, S. R. M. dos, Pedrozo, S. C., Balduíno, D., & De Marco, J. C. P. (2016). NÍVEL DE FLEXIBILIDADE E IMC DE ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11329

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

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