APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: DIFERENÇA ENTRE ESCOLARES PERTENCENTES À ESCOLA RURAL E URBANA
Resumo
A aptidão física ativa a execução de ocupação das horas de lazer e ajuda a enfrentar emergências imprevistas com tranquilidade e menor esforço possível, podemos observar que em determinadas localidades o nível de aptidão física é diferenciado. Isto nos leva a perceber que a aptidão física de um indivíduo varia de acordo com seu estilo de vida ou com o tipo de treinamento que o mesmo desenvolve. Diante disso o objetivo do presente estudo foi comparar a aptidão física dos escolares da zona urbana e escolares da zona rural da cidade de Seara-SC. Para tanto, compuseram a amostra o total de 106 alunos do sexo masculino e feminino, sendo 53 da zona urbana e 53 da zona rural com idades entre 11 a 15 anos. Foram utilizados os testes do PROESP-BR 2015, avaliando o IMC, Força/Resistência Abdominal; Aptidão Cardiorrespiratória e Flexibilidade. Os resultados apresentaram diferenças significativas para os testes de flexibilidade (p=0,003) e aptidão cardiorrespiratória (p=0,011), no entanto para os testes de IMC e Resistência abdominal não foram encontradas diferenças significativas (p=0,110 e p=0,167 respectivamente). Os resultados encontrados nesta pesquisa revelaram diferenças entre os componentes da aptidão física relacionada à saúde de alunos da zona rural e urbana. Esses achados permitem concluir que os adolescentes da área urbana apresentaram melhores resultados no IMC mesmo não sendo significativo estatisticamente, também mostra que a zona rural está melhor na aptidão cardiorrespiratória e na flexibilidade e na força muscular houve uma semelhança entre os dos grupos avaliados.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Anselmini, W. L., Pedrozo, S. C., & Santos, S. R. M. (2017). APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: DIFERENÇA ENTRE ESCOLARES PERTENCENTES À ESCOLA RURAL E URBANA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14628
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino