PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: EXPERIÊNCIA NO TREINAMENTO DE LEIGOS EM ESCOLAS
Resumo
Atuar rapidamente em situações de emergência, como em uma parada cardiorrespiratória (PCR), é fundamental para a sobrevida e diminuição do risco de sequelas, dessa forma, treinar a população leiga é uma forma de garantir o atendimento inicial básico em uma PCR, que pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Este trabalho é um relato da experiência realizada em escolas, visando treinar estudantes do 8º ao 3º ano do ensino fundamental e médio, sobre como realizar reanimação cardiorrespiratória. A atividade foi realizada por acadêmicas do Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, em parceria com o projeto Unoesc na Escola. As palestras tiveram duração de 60 minutos, nos horários e períodos estabelecidos pelas escolas. Os conteúdos foram apresentados de forma teórica e prática em bonecos confeccionados pelos alunos, seguindo modelo da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O ensino sobre reanimação cardiorrespiratória e outros assuntos relacionados a situações de emergências, quando iniciado no período escolar, se torna um meio importante para a diminuição da morbimortalidade decorrente ao desconhecimento sobre o assunto e evita que o socorrista leigo fique paralisado por não saber como agir frente a situação de emergência. Esperamos que através do nosso trabalho, vidas possam ser salvas e que a Universidade possa estar mais presente nas escolas, criando uma rede de conhecimento que fará a diferença na vida da população.