PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: EXPERIÊNCIA NO TREINAMENTO DE LEIGOS EM ESCOLAS

Autores

  • Fabiana Meneghetti Dallacosta Unoesc
  • Daniela Dorini
  • Lourdes Aparecida Rosa

Resumo

Atuar rapidamente em situações de emergência, como em uma parada cardiorrespiratória (PCR), é fundamental para a sobrevida e diminuição do risco de sequelas, dessa forma, treinar a população leiga é uma forma de garantir o atendimento inicial básico em uma PCR, que pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Este trabalho é um relato da experiência realizada em escolas, visando treinar estudantes do 8º ao 3º ano do ensino fundamental e médio, sobre como realizar reanimação cardiorrespiratória. A atividade foi realizada por acadêmicas do Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, em parceria com o projeto Unoesc na Escola.  As palestras tiveram duração de 60 minutos, nos horários e períodos estabelecidos pelas escolas. Os conteúdos foram apresentados de forma teórica e prática em bonecos confeccionados pelos alunos, seguindo modelo da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O ensino sobre reanimação cardiorrespiratória e outros assuntos relacionados a situações de emergências, quando iniciado no período escolar, se torna um meio importante para a diminuição da morbimortalidade decorrente ao desconhecimento sobre o assunto e evita que o socorrista leigo fique paralisado por não saber como agir frente a situação de emergência. Esperamos que através do nosso trabalho, vidas possam ser salvas e que a Universidade possa estar mais presente nas escolas, criando uma rede de conhecimento que fará a diferença na vida da população.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Meneghetti Dallacosta, F., Dorini, D., & Rosa, L. A. (2016). PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: EXPERIÊNCIA NO TREINAMENTO DE LEIGOS EM ESCOLAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11287

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

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