DESENVOLVIMENTO DE NHOQUEIRA BASEADA NO SISTEMA PUXAR DO MOSQUITO

Autores

  • Karina Tissiani Unoesc Xanxerê
  • Kelli Cristina Dalla Riva
  • Jéssica Giacomelli

Resumo

O presente projeto teve como finalidade o desenvolvimento de um utensílio de cozinha partir do estudo da biônica, tendo como base a função puxar. A biônica promove o desenvolvimento de projetos a partir de elementos retirados da natureza, podendo ser funcionais e formais. O público que contempla este projeto são pessoas de 25 a 30 de ambos os sexos. Atarefados, buscam sua independência pessoal e financeira ao estar saindo de casa, desta maneira procuram por utensílios que facilitem o ato de cozinhar. O utensílio escolhido foi a máquina nhoque (nhoqueira) para que o alimento não tão prático de preparar pudesse se tonar. Deste modo, os conceitos norteadores foram a praticidade, a higiene e a segurança. Após estudos bibliográficos, foi definido o sistema de puxar do mosquitoa (sugar o sangue). A fêmea do mosquito insere a ponta de sua probóscide, que funciona como uma seringa de injeção de dois sentidos, um tubo injeta saliva anticoagulante e o outro suga o sangue. Após todas as pesquisas e gerações de alternativas, a nhoqueira finalizada tem o formato semelhante de uma seringa, com a função de puxar a massa, facilitando o manuseio do alimento. Após, é possível trocar as peças para que a massa seja injetada com a pressão do êmbolo e cortada por uma lâmina interna que dá segurança ao usuário. Os materiais utilizados foram o silicone nas partes que necessitavam de aderência, acrílico no tubo principal para que se possa acompanhar o nível da massa e para a melhor higienização e o nylon para que a peça do corte seja resistente e segura.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Tissiani, K., Riva, K. C. D., & Giacomelli, J. (2016). DESENVOLVIMENTO DE NHOQUEIRA BASEADA NO SISTEMA PUXAR DO MOSQUITO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11103

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

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