PERFIL DERMATOGLÍFICO DE HOMENS E MULHERES ESPANHÓIS E SUL- BRASILEIROS

Autores

  • Rudy José Nodari Júnior Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8375-657X
  • Pablo Jorge Marcos Pardo UCAM
  • Alejandro Martínez Rodríguez Facultad de Deporte. UCAM Universidad Católica San Antonio de Murcia.
  • Gracielle Fin Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Josiane Aparecida de Jesus Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-2345-2259

Resumo

Resumo: Populações podem se caracterizar observando um contexto geográfico, contudo há de se considerar a distribuição de genes, que acarretam na formação de variados conjuntos genéticos compostos por indivíduos diferentes e com grande diversidade étnica. A dermatoglifia consiste em um método de análise das impressões digitais como marcas genéticas e de desenvolvimento fetal. O objetivo desse trabalho foi observar pelo método dermatoglífico diferenças entre brasileiros e espanhóis. Estudo com n=418 indivíduos, sendo, o Grupo Espanha (GE) e Grupo Brasil (GB) compostos por 163 masculinos e 46 femininos cada. Os grupos foram comparados pelo método Dermatoglífico proposto por Cummins e Midlo (1961), via Leitor Dermatoglífico® (NODARI JÚNIOR, 2008). Para a análise estatística foi estabelecido o nível de significância p≤0,05. O teste Kolmogorov-Smirnov observou a distribuição de normalidade das variáveis quantitativas. Utilizou-se o teste Qui-quadrado para comparação das variáveis categóricas e, por fim, a análise de resíduos ajustados. Demonstrou-se, neste estudo, diferença significativa na quantidade de linhas em MDSQL5, e nos tipos de figuras, em MET2, MET4 na figura Arco, ambos mais frequentes no GE. Quando separados em masculino e feminino, observou-se diferença significativa no GE masculino na quantidade de linhas em MDSQL5, SQTLD e nos tipos de figuras, em MDT5 na figura Arco. Conclui-se que existe diferença significativa entre dois grupos quando observadas as impressões digitais pelo método dermatoglífico.

Palavras-chave: Dermatoglifia. Grupos étnicos. Genética.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).

Pablo Jorge Marcos Pardo, UCAM

 

Alejandro Martínez Rodríguez, Facultad de Deporte. UCAM Universidad Católica San Antonio de Murcia.

Departamento de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte.

Gracielle Fin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina

Josiane Aparecida de Jesus, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Educação Física Bacharelado.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Nodari Júnior, R. J., Marcos Pardo, P. J., Martínez Rodríguez, A., Fin, G., & Jesus, J. A. de. (2016). PERFIL DERMATOGLÍFICO DE HOMENS E MULHERES ESPANHÓIS E SUL- BRASILEIROS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11033

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa