PROJETO DE BIÔNICA: BOOM

Autores

  • Karina Tissiani Unoesc Xanxerê
  • Josiane Daniela Brezezinski
  • Amy Alvarez

Resumo

O presente projeto trata do desenvolvimento de um utensílio de cozinha tendo como premissa aliar os métodos projetuais de design à biônica. Neste contexto, a biônica apresenta-se como uma interessante alternativa para o estudo e exploração da criatividade, por meio dela, observa-se a natureza buscando soluções adequadas para a criação do meio artificial, considerando que,  pode-se proporcionar sistemas eficientes e estruturar soluções funcionais, formais e estéticas de forma simples e prática. Neste estudo, o foco projetual é o desenvolvimento de utensílios para cozinha direcionado ao público jovem de classe C, são consumidores em potencial, são decididos, estudam e trabalham,  preferem produtos práticos e de fácil uso. Para a criação, o elemento da natureza escolhido foi o Besouro Bombardeiro, é um inseto que quando ameaçado solta até cinquenta rajadas químicas, o animal possui em seu abdômen uma estrutura em que mistura as substâncias químicas (veneno) e quando em contato com um líquido quente solta em forma de rajada essas substâncias no predador. Perante o exposto, o produto desenvolvido é um borrifador, que auxilia na limpeza das louças ou utensílios na cozinha, traz em seus conceitos a praticidade e eficiência, sendo fácil e prático de usar. O sistema do inseto é aplicado no produto para misturar o desengordurante, e quando em contato com a água quente é liberado em forma de rajada, facilitando a limpeza. Sua forma estética também representa a silhueta do besouro tendo uma superfície ondulada que permite o encaixe dos dedos para que o produto não escorregue da mão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Tissiani, K., Brezezinski, J. D., & Alvarez, A. (2016). PROJETO DE BIÔNICA: BOOM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10795

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>