CENTRO DE CULTURA, EDUCAÇÃO, LAZER E ESPORTE: PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA A COMUNIDADE SOL NASCENTE (DF)
Palavras-chave:
Proposta arquitetônica, Comunidade sol nascente, Centro culturalResumo
As necessidades básicas da população relacionadas ao desenvolvimento intelectual em espaços periféricos necessitam uma atenção maior em relação a sua apropriação por parte da comunidade, proporcionando maior eficiência das Políticas Públicas. A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um anteprojeto arquitetônico que promova cultura, educação, lazer e desporto orientado por expressões artísticas locais na comunidade de Sol Nascente (DF). Na metodologia da pesquisa foram utilizados, estudo bibliográfico, aspectos socioeconômicos, dados históricos, dados populacionais, fragilidades regionais, climatologia e geografia além dos estudos de caso investigados em propostas semelhantes localizadas em grandes centros. O estudo bibliográfico demonstrou o quanto a implantação de equipamentos públicos, sobretudo os educacionais, em regiões periféricas aprimora o desenvolvimento humano em diversos aspectos, além de levar a periferia mais oportunidades para a população e reduzir as taxas de criminalidade. Por consequência disso, melhorar os índices locais como, educação, renda, saúde e saneamento básico, reduzindo ou eliminando os da pobreza e extrema pobreza, promovendo o exercício da cidadania com garantia do direito à cidade.