PROGRAMA REUNI NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAL [IFES] BRASILEIRAS: UM ESTUDO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS [DEA] NO PERÍODO DE 2006 A 2012 / Program reuni brazilian in federal higher education institutions:
Abstract
Instituido por meio do Decreto n. 6.096/2007, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) teve como principal objetivo a expansão da educação superior. Contudo, uma gama de recursos provenientes do Reuni foram disponibilizados para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFESs). O presente estudo teve como objetivo verificar a influência do Reuni na eficiência operacional das IFESs brasileiras no período de 2006 a 2012. Foram utilizadas nas análises dos dados técnicas estatísticas para teste de dissimilaridade (teste t e distância euclidiana) e Análise Envoltória de Dados (DEA). Por meio da técnica de análise envoltória de dados, foi possível identificar as IFESs consideradas eficientes e não eficientes ao longo dos anos analisados, bem como classificá-las de acordo com a distância que se encontravam da eficiência ideal ou máxima. As universidades federais avaliadas foram consideradas operacionalmente eficientes; somente uma instituição alcançou eficiência máxima em todos os anos analisados. Os resultados apontaram que o aumento dos recursos provenientes das novas políticas do Reuni (2008-2012) não alteraram os resultados de eficiência do período pré-Reuni (2006-2007), pois as IFESs que trabalhavam com alta eficiência relativa antes da implantação do Reuni continuaram eficientes após o início do Programa. Pesquisas futuras poderão aprofundar as análises, investigando a realidade de cada IFES separadamente.
Palavras-chave: Reuni. Instituição federal de ensino superior. eficiência operacional. Análise por envoltória de dados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
RACE – Business, Accounting and Economy Journal from Publisher Unoesc is licenced with a Licence Creative Commons – Noncommercial Attribution 4.0 International.