Retorno dos investimentos de empresas do agronegócio brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v17i2.16402Abstract
Resumo: O objetivo com o estudo foi verificar a atratividade nos retornos dos investimentos de empresas brasileiras do agronegócio com o uso do modelo Capital Asset Pricing Model (CAPM). Para isso, realizou-se pesquisa descritiva, análise documental e utilizou-se abordagem quantitativa. A amostra é composta por ações de 13 empresas do agronegócio brasileiro negociadas na BM&FBovespa e o período de análise compreende os anos de 2010 a 2014. Os achados apontaram que o CAPM identifica maior atratividade para as empresas do agronegócio brasileiro quando comparado com a média do mercado dado pelo IBovespa. Contudo, o CAPM foi eficiente para dimensionar os retornos esperados apenas nos anos 2010, 2011 e 2014, sendo que, em 2012 e 2013, a atratividade apontada pelo CAPM foi significativamente menor do que o retorno real, fato que pode ser entendido por meio de aspectos econômicos, pois o setor do agronegócio cresceu nesse período em oposição ao baixo desempenho geral do mercado. Por fim, salienta-se que o retorno real médio foi constatado superior para as empresas do agronegócio brasileiro em relação ao retorno do mercado em geral. Por vezes, apresentaram retornos reais maiores do que o esperado e, assim, foram consideradas atrativas para investimentos pela maximização dos ganhos no mercado acionário brasileiro.
Palavras-chave: Atratividade dos investimentos. CAPM. Empresas do agronegócio.
Return of investments of brazilian agribusiness companies
Abstract: The aim of the study is to assess the attractiveness of the investment returns of Brazilian agribusiness companies using the Capital Asset Pricing Model (CAPM). For this, was achieved descriptive research, document analysis and quantitative approach. The sample is composed of 13 Brazilian agribusiness companies listed on the BM&FBovespa and the analysis period comprises the years between 2010 to 2014. The findings indicated that the CAPM identifies more attractiveness for companies in the agribusiness compared to the market average given by IBovespa. However, the CAPM was efficient to scale the expected returns only in the years 2010, 2011 and 2014, occurring in 2012 and 2013, that the attractiveness appointed by CAPM was significantly lower than the actual return, which can be understood through economic aspects, because the agribusiness sector grown in this period in opposition to the low overall market performance. Finally, it should be noted that the average real return was found to be higher for the brazilian agribusiness companies in relation to the market return in general. At times, they had higher-than-expected real returns and thus were considered attractive for investments by maximizing earnings in the Brazilian stock market.
Keywords: Attraction of investments. CAPM. Agribusiness companies.
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