O AMBIENTE DE SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Pricila Sonego Unoesc
  • Dagmar B. Mena Barreto Unoesc

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior é uma nova realidade repleta de desafios, que, no Estado de Santa Catarina, teve início na década de 1980 em virtude do processo de matrículas compulsórias de alunos no ensino regular. A chegada dessa nova demanda no ensino superior trouxe consigo a necessidade de reestruturação e adaptação não somente da metodologia de ensino, mas também de uma nova realidade tanto para os professores quanto para os acadêmicos e seus colegas envolvidos nesse processo. No presente trabalho buscou-se a compreensão do que pensam sobre as experiências vividas no cotidiano acadêmico das turmas que contam com a presença de alunos com deficiência, investigando se, de fato, a inserção acontece de forma inclusiva e efetiva. A pesquisa teve a participação de acadêmicos com e sem deficiência regularmente matriculados nos Cursos de Psicologia e Direito, bem como a participação de professores dessas mesmas turmas. Por meio da pesquisa foi possível constatar as dificuldades oriundas da inexperiência em lidar com as demandas do ingresso de alunos com deficiência no ensino superior, observa-se também a ineficácia em termos de materiais e metodologias de ensino, despreparo dos professores e insatisfação de acadêmicos e professores em alguns pontos cruciais para o processo de ensinar e aprender.

Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Pessoa com deficiência. Acessibilidade. Deficiência.

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Publicado

2016-09-22

Como Citar

Sonego, P., & Mena Barreto, D. B. (2016). O AMBIENTE DE SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 93–106. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/12007