O AMBIENTE DE SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Pricila Sonego Unoesc
  • Dagmar B. Mena Barreto Unoesc

Resumen

A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior é uma nova realidade repleta de desafios, que, no Estado de Santa Catarina, teve início na década de 1980 em virtude do processo de matrículas compulsórias de alunos no ensino regular. A chegada dessa nova demanda no ensino superior trouxe consigo a necessidade de reestruturação e adaptação não somente da metodologia de ensino, mas também de uma nova realidade tanto para os professores quanto para os acadêmicos e seus colegas envolvidos nesse processo. No presente trabalho buscou-se a compreensão do que pensam sobre as experiências vividas no cotidiano acadêmico das turmas que contam com a presença de alunos com deficiência, investigando se, de fato, a inserção acontece de forma inclusiva e efetiva. A pesquisa teve a participação de acadêmicos com e sem deficiência regularmente matriculados nos Cursos de Psicologia e Direito, bem como a participação de professores dessas mesmas turmas. Por meio da pesquisa foi possível constatar as dificuldades oriundas da inexperiência em lidar com as demandas do ingresso de alunos com deficiência no ensino superior, observa-se também a ineficácia em termos de materiais e metodologias de ensino, despreparo dos professores e insatisfação de acadêmicos e professores em alguns pontos cruciais para o processo de ensinar e aprender.

Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Pessoa com deficiência. Acessibilidade. Deficiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARRETO, Dagmar Bitencourt Mena; FERREIRA, Alfredo Alves. Representação Social e Expectativas de Alunos Universitários com Deficiências sobre Trabalho. 2013. 34 f. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2013. (Não publicado).

_________, Percepção de Coordenadores/Professores Sobre o Processo de Inclusão de Alunos com Deficiências no Ensino Superior. Revista Unoesc & Ciência. Universidade do Oeste de Santa Catarina. Joaçaba: SC. (Não publicado).

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra; EUFRÁSIO, Daniela Aparecida; REAIS, Michele Xavier dos Reis. A formação do professor para o ensino superior: prática docente com alunos com deficiência visual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 111 – 130, 2006. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.br >. Acesso em 6 fev. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A pessoa com deficiência e o Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006b. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pessoa_deficiencia.pdf>. Acesso em: 14 Dez. 2015.

BUENO, J.G.S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial?. In: BUENO, J.G.S.; MENDES,G.M.L.; SANTOS, R.A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira e Marin; Brasília: CAPES, 2008. p. 43-63.

CHAHINI, Thelma Helena Costa. Atitudes sociais e opiniões de professores e alunos da universidade federal do maranhão em relação à inclusão de alunos com deficiência na educação superior. 2010. 131 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília 2010.

CORRÊA, Priscila Moreira. Acessibilidade no ensino superior: instrumento para avaliação, satisfação dos alunos com deficiência e percepção de coordenadores de cursos. 2014. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, 2014.

FERRARI, Marian A. L. Dias; SEKKEL, Marie Claire. Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Novo Desafio. Revista Psicologia Ciência e Profissão. Brasília, v. 27, n. 4, p. 636 – 647, dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v27n4/v27n4a06.pdf>. Acesso em: 10 set. 2015.

GARCIA, Rosalva Maria C.; MICHELS, Maria Helena. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): análise da produção do GT15 - Educação Especial da ANPEd. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, p. 105-124, 2011.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise; FONTES, Rejane de Souza (2007). Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação, 32(2), 343-356.

_______, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O papel da Universidade no contexto da política inclusiva, reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial. Santa Maria. V. 23, n. 38, p. 345 – 356. Set./dez. 2010.

_______, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental: diretrizes políticas, currículo e práticas pedagógicas. 2009. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

PEREIRA, Marilú Mourão. Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino superior. UNIrevista, Porto Alegre, v.1, nº 2, p. 6, 2006. Disponível em http://www.faders.rs.gov.br/uploads/1208183558UNIrev_Pereira.pdf. Acesso em: 10 jan. 2016.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Fundação Catarinense de Educação Especial. Diretoria de Assistência ao Educando. Gerência de Pesquisa e Recursos Tecnológicos. Avaliação do Processo de Integração de Alunos com Necessidades Especiais na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina no Período de 1988 a 1997. São José: 2002, 248 p.

_________________. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Fundação Catarinense de Educação Especial. Política de Educação Especial de Santa Catarina: proposta. São José: FCEE, 2006 52p.

TANAKA, Eliza Dieko Oshiro; MANZINI, Eduardo José. O que os empregadores pensam sobre o trabalho da pessoa com deficiência? Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 11, n. 2, p. 273-294, mai/ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v11n2/v11n2a8.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2016.

VITALIANO, Célia Regina. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, set. – dez. 2007. V. 13, n. 13, p. 399 – 414. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbee/v13n3/a07v13n3.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2015.

Publicado

2016-09-22

Cómo citar

Sonego, P., & Mena Barreto, D. B. (2016). O AMBIENTE DE SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 93–106. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/12007