Percepção dos consumidores frente ao atendimento e estratégias de marketing das farmácias comunitárias do extremo Oeste de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/evid.32520

Palavras-chave:

Fidelização, Atendimento ao consumidor, Farmácia comunitária

Resumo

O termo “farmácia comunitária” faz referência a estabelecimentos farmacêuticos não hospitalares e não ambulatoriais que atendem à comunidade. O grande crescimento do número de farmácias no país vem tornando este mercado cada vez mais competitivo, o que evidencia a importância de conhecer as preferências e comportamento dos consumidores, buscando assim a diferenciação entre as concorrentes e a fidelização dos clientes. Neste sentido, este estudo buscou conhecer o perfil dos consumidores de farmácias comunitárias da região do extremo oeste de Santa Catarina através da aplicação de um questionário a voluntários residentes em cidades da região. A pesquisa foi realizada entre os meses de março e maio de 2022, contou com a participação de 220 voluntários com faixa etária entre 18 e 70 anos e evidenciou que a maioria dos entrevistados (55,5%) ainda não realiza suas compras no segmento farmacêutico através do e-commerce, porém para 34,9% dos mesmos o meio de divulgação de ofertas mais popular foi considerado o aplicativo para troca de mensagens WhatsApp. Entre os entrevistados 42,3% afirmou frequentar as farmácias apenas uma vez ao mês, destacando que a maioria (76,4%) acredita que o atendimento é o fator mais importante para manter-se fidelizado a uma farmácia, seguido pelos preços atrativos (61,8%). Outro resultado que merece destaque é o interesse dos entrevistados (24,1%) em frequentar farmácias que possuam profissionais capacitados a esclarecer suas dúvidas sobre os produtos e repassar maiores explicações no momento das compras, dado que valida a importância do profissional farmacêuticos nestes estabelecimentos.

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Publicado

13-04-2023

Como Citar

Knapp, E., & Christ, A. P. (2023). Percepção dos consumidores frente ao atendimento e estratégias de marketing das farmácias comunitárias do extremo Oeste de Santa Catarina. Evidência, 23(1), 63–76. https://doi.org/10.18593/evid.32520

Edição

Seção

Saúde