Audio-tactile guide in polyester resin: a proposal for a didatic material model aiming at blind education

Authors

  • Claudia Maria Sallai Tanhoffer Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-4388-3347
  • Giordami Carvalho de Almeida
  • Corine Vanessa Los Costa
  • Edson Antonio Tanhoffer

DOI:

https://doi.org/10.18593/eba.24827

Keywords:

Visually impaired, Audio-tactile, QR-Code, YouTube, Tutorial

Abstract

This article is the description of the development of a methodology, which is similar to a tutorial, for reproducing materials that can be used as a teaching resource in disciplines whose focus is macroscopic morphology, such as Paleontology or Animal or Plant Anatomy and Geology. The process uses silicone rubber and polyester resin to reproduce parts, and an interface, via QR-Code, that takes the user to a narration of the contents posted on the YouTube digital platform. Its objectives were to create an approach that allows duplicating pieces of didactic value, which normally could not be made available for manipulation by students, with a greater focus on education for the blind, in which "touching means seeing" and that manipulation is essential, the methodology allows us to add marks on the texture of the piece, such as the Braille Alphabet. To make the material definitely inclusive, we propose to link the object of interest to a digital platform, and in this case, YouTube via QR-code, where post an audio narrative. Thus, it is possible to use in home studies or in classroom teaching methodologies in which the student is the protagonist. As a result, we obtained a quality copy of a material, usually very expensive or for other inaccessible reasons, whose inputs are low-cost and easily acquired, in addition to being able to be made in the facilities of a school laboratory.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientações para professores de estudantes cegos. Ministério da Educação. Núcleo de Políticas de Inclusão [Internet]. 2012 [acesso em 2019 abr 12]. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/nupi/images/documentos/Orientaes%20para%20professores%20de%20Estudantes%20Cegos.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: Características Gerais da População, religião e pessoas com deficiência [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2010. [acesso em 2019 maio 8]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf

Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Censo oftalmológico: As condições de saúde ocular no Brasil [Internet]. São Paulo: CBO; 2019. [acesso em 2020 jul 14]. Disponível em: www.cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf

Ormelezi EM. Inclusão educacional e escolar da criança cega congênita com problemas na constituição subjetiva no desenvolvimento global: uma leitura psicanalítica em estudos de caso [tese de doutorado]. [São Paulo]: Universidade de São Paulo; 2006.

Brito PR, Veitzman S. Causas de cegueira e baixa visão em crianças. Arq. Bras. Oftamol. [Internet]. 2000 fev [acesso em 2019 maio 8];63(1):49-54. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/abo/v63n1/13605.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-27492000000100010

Almeida TS, Araújo FV. Diferenças experienciais entre pessoas com cegueira congênita e adquirida: uma breve apreciação. Rev. Interfaces [Internet]. 2013 Jun [acesso em 2019 maio 8];1(3):1-21. Disponível em: https://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/24/0.

Silva, LGS. Orientações para atuação pedagógica junto a estudantes com deficiência visual. Orientações para atuação pedagógica junto a estudantes com deficiência: intelectual, auditiva, visual, física. Natal: WP Editora; 2010.

Lima EC. A inclusão da criança com deficiência visual na escola regular [Internet]. 2016 maio [acesso em 2019 maio 8]. Disponível em: https://www.fundacaodorina.org.br/blog/artigo-a-inclusao-da-crianca-com-deficiencia-visual-na-escola-regular/.

Glat R, Ferreira, JR. Panorama Nacional da Educação Inclusiva no Brasil: Relatório de consultoria técnica. In: Banco Mundial [Internet]. 2003 [acesso em 2020 jul]. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/1626/1/SG_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20ANA%20LEAL%20.pdf

Nunes S, Lomônaco JFB. O estudante cego: preconceitos e potencialidades. Rev. Semestral da Associação Brasileira de Psicol. Esc. Educ. [Internet]. 2010 jan-jun [acesso em 2019 maio 8];4(1):55-64. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a06 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100006

Silva AVF, Rodrigues RDR. Confecção e utilização de materiais didáticos em resina para deficientes visuais no ensino de ciências e biologia [trabalho de conclusão de curso de graduação]. [Curitiba]: Universidade Federal do Paraná; 2016.

Roveda PA. Aprendendo a ver: possibilidade do trabalho pedagógico para o desenvolvimento da eficiência visual em bebês com baixa visão. In: Anais do Décimo terceiro Seminário Internacional de Educação. Agosto 16-18, 2012. Novo Hamburgo; 2012. [acesso em 2019 abr 19]. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/2bc24ff0-c0b9-4597-b874-c425028ecce9/APRENDENDO%20A%20VER%20-%20POSSIBILIDADES%20DO%20TRABALHO%20PEDAG%C3%93GICO%20PARA%20O%20.pdf

Bruno MM. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual – Da intervenção precoce à integração escolar. São Paulo: Laramara; 1993.

Gil M. Deficiência Visual [Internet]. Brasília, DF: MEC: Secretaria de Educação à Distância; 2000;(Cadernos da TV Escola, no. 1). [acesso em 2019 mar 15]. Disponível em: portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf

Laplane ALF, Batista CG. Um estudo das concepções de professores de ensino fundamental e médio sobre aquisição de conceitos, aprendizagem e deficiência visual. In: Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Educação Especial. Novembro 11-14, 2003. São Carlos; 2003. p. 14-15.

Santos V. Aulas de Biologia para Deficientes Visuais [Internet]. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aulas-biologia-para-deficientes-visuais.htm. [acesso em 2018 abr 12].

Cerqueira JB, Ferreira EMB. Recursos didáticos na educação especial. Rev. Benjamim Constant. 2000;6(15):24-8.

Masini EFS. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Boletim Anped. 1991 jan-dez;143-4.

Orlando TC, Lima AR, Silva AM, Fuzissaki CN, Ramos CL, Machado D, et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de Ciências Biológicas. Rev. Ensino Bioquím. 2009;7(1):1-17. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v7i1.33

Rupell DT, Mendonça MH, Schadeck RJ. Célula 3D: um recurso didático virtual interativo. In: Décimo segundo Congresso Nacional de Educação. Outubro 26-29, 2015. Curitiba; 2015. [acesso em 2019 maio 8]. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21596_9662.pdf

Redelease. 7 dicas para trabalhar com resina poliéster [Internet]. 2017 [acesso em 2019 maio 9]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U4A8BcXq19s

Faz Fácil Artesanato. Resinas e a Resina de Poliéster [Internet]. [acesso em 2019 maio 9]. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/artesanato/resinas-poliester-epoxi/

Página de Downloads [Internet]. [acesso em 2019 maio 9]. Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/~brailu/downloads.html

Sternberg RJ. Psicologia Cognitiva. 5a ed. Porto Alegre: Cengage CTP; 2000.

Bustos CMS, Fedrizzi B, Guimarães LBM. Percepção dos deficientes visuais: cores x texturas. In: Anais da Primeira Conferência Latino-Americana de construção sustentável; Décimo Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Julho 18-21, 2004. São Paulo: ANTAC; 2004. [acesso em 2020 jul 14]. Disponível em: http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/publicacoes/111_deficientes%20visuais.pdf

Figueiredo RME, Kato OM. Estudos Nacionais Sobre o Ensino para Cegos: uma Revisão Bibliográfica [Internet]. 2015 [acesso em 2020 ago 17]. Disponível em: file:///C:/Users/Professores/Downloads/revisa%C3%B5%20metodos.pdf

Fernandes SHAA, Healy L. A inclusão de estudantes cegos nas aulas de matemática: explorando área, perímetro e volume através do tato. BOLEMA. 2010;23(37):1111-35.

Zucherato B, Freitas MIC. A construção de gráficos táteis para estudantes deficientes visuais. Rev. Ciênc. Ext. 2011;7(1):24-41.

Santos JAB. Do Braille ao Dosvox: diferenças nas vidas dos cegos brasileiros [tese] [Internet]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 200. [acesso em 2020 jul 13]. Disponível em: file:///C:/Users/Professores/Downloads/5617-18773-1-PB.pdf

Barbosa LMM, Silva AL, Souza MA. O sistema Braille e a formação do professor: o acesso à leitura e a escrita por pessoas cegas. Rev. InFor. [Internet]. 2019 Nov [acesso em 2020 jul 13];5(1):49-71. Disponível em: https://infor.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor4603v5n12019

Published

09/15/2020

How to Cite

Tanhoffer, C. M. S. ., Almeida, G. C. de, Costa, C. V. L., & Tanhoffer, E. A. (2020). Audio-tactile guide in polyester resin: a proposal for a didatic material model aiming at blind education. Evidence, 20(1), 81–94. https://doi.org/10.18593/eba.24827

Issue

Section

Innovation

Most read articles by the same author(s)