Polifenóis totais e outras características físico-químicas de amostras de vinhos Merlot produzidos na região Meio-Oeste de Santa Catarina
Abstract
Vinhos tintos são fontes de compostos polifenólicos, que contribuem para as características organolépticas e exercem efeitos benéficos no organismo humano, devido as suas ações antioxidantes e inibidores da agregação plaquetária. Os objetivos deste trabalho foram determinar as concentrações de compostos polifenólicos totais, determinação de acidez total, valores de pH, concentração de sódio e potássio, intensidade de cor e relação óptica da cor em vinhos Merlot (Vitis vinifera L), safras 2004 a 2009, produzidos na região Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina. Para a determinação de polifenóis totais, utilizou-se o método de Folin-Ciocalteau; a determinação de sódio e potássio foi realizada segundo AOAC (1997) e, para as demais análises, seguiram-se os procedimentos estabelecidos pelo Instituto Adolfo Lutz. Através das análises realizadas, foram obtidos resultados de 3,34 g/L a 4,06 g/L de polifenóis totais, acidez total de 73,5 a 80,3 meq/L, pH de 3,53 a 3,69, concentração de sódio de 30,4 mg/L a 84,0 mg/L, concentração de potássio de 1.527 mg/L a 1.891,8 mg/L, intensidade de cor entre 0,59 e 0,99 e relação óptica da cor variou de 0,84 a 1,11.
Palavras-chave: Polifenóis. Merlot. Vinhos.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The authors retain the copyrights and grant the Journal the right of the first publication, with the work being simultaneously licensed by a Creative Commons - Attribution - Non-Commercial 4.0 International License.