Editorial - Evidência 2016 -2
DOI:
https://doi.org/10.18593/eba.v16i2.12886Abstract
Neste último número da Evidência de 2016 as pesquisas abordam desenvolvimento e competitividade relacionados à saúde e aos alimentos. A pesquisa Elaboração de granola com adição de polpa e castanha de Bacuri para consumo com iogurte apresenta o bacuri como um fruto de polpa e sementes comestíveiscom elevado valor nutricional. Trata-se de um fruto muito usado no Cerrado sul-mato-grossense em razão da atividade antioxidante dos compostos fenólicos e dos carotenoides, sendo, assim, uma alternativa atrativa de diversificação de produto com valor agregado.
A contribuição da pesquisa Caracterização bioquímica de isolados bacterianos de solo de cultivo de videira (Vitis sp.) destaca a viticultura, uma das mais importantes atividades para a sustentabilidade da pequena propriedade, particularmente no Sul do Brasil. A partir disso, na perspectiva da análise bioprospectiva, avaliou-se o potencial de bactérias isoladas para fins de estudos que envolvam o desenvolvimento de plantas de interesse econômico.
Na linha de micro-organismos de importância para a saúde humana, destaca-se a pesquisa Adesão e formação de biofilme de Escherichia coli em poli(tereftalato de etileno) e resistência a sanificantes. No estudo, partiu-se de um fator preocupante para as indústrias: a higienização dos galões retornáveis de água mineral. Na pesquisa, avaliou-se a formação de biofilmes em superfícies hidrofóbicas em face da capacidade de adesão de E.coli a superfícies de poli(tereftalato de etileno) (PET).
Por fim, no artigo Estudo das condições microbiológicas e teores de nitrito em salames produzidos no Alto Vale do Rio do Peixe – Santa Catarina, Brasil avalia-se a qualidade do salame, produto cárneo muito consumido no Meio-Oeste de Santa Catarina em razão de que a região é um polo da produção de suínos e possui grandes frigoríficos instalados. Além disso, a região é detentora de pequenas indústrias beneficiadoras que precisam agregar valor aos produtos e, principalmente, garantir qualidade e segurança ao consumidor.
Em 2016 buscamos publicar artigos de interesse geral, mas que também priorizassem o desenvolvimento regional.
A todos os avaliadores (referees), agradecemos o trabalho realizado neste ano, e esperamos ampliar em 2017 a publicação de artigos sempre com caráter interdisciplinar em Ciência e Biotecnologia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The authors retain the copyrights and grant the Journal the right of the first publication, with the work being simultaneously licensed by a Creative Commons - Attribution - Non-Commercial 4.0 International License.