ATIVIDADE ALELOPÁTICA E MOLUSCICIDA DE Syzygium aromaticum (L.) MERR. & PERRY (MYRTACEAE)

Autores

  • Grasielle Soares Gusman Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Licielo Romero Vieira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Silvane Vestena Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Resumo

Metabólitos secundários produzidos em algumas plantas podem provocar alterações no desenvolvimento de outras espécies vegetais ou até mesmo de outros organismos. O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos e o controle biológico de Achatina fulica Bowdich com extratos aquosos de Syzygium aromaticum (L.) Merr. & Perry. Para a obtenção do extrato aquoso foram utilizadas gemas florais previamente secas na concentração de 1 g 10 mL-1. Foram testadas seis concentrações do extrato aquoso (10, 30, 50, 70, 90 e 100%) e comparadas com água destilada (0,0% - controle). Os extratos aquosos de S. aromaticum evidenciaram potencialidades alelopáticas sobre a germinação das sementes e no crescimento da parte aérea e do sistema radicular das espécies testadas; a redução na germinação e no crescimento inicial aumentou com o aumento das concentrações dos extratos aquosos utilizados e, no controle biológico, tanto o percentual de sobrevivência quanto a massa final de A. fulica foram afetados. Os resultados indicaram a existência de efeito alelopático e de moluscicida de S. aromaticum.

Palavras-chave: Syzygium aromaticum (L.) Merr. & Perry. Achatina fulica Bowdich.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grasielle Soares Gusman, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Farmácia pela Faculdade de Minas - FAMINAS, mestre em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa - UFV e doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Licielo Romero Vieira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel.

Silvane Vestena, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente é professora adunto I da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

20-10-2014

Como Citar

Gusman, G. S., Vieira, L. R., & Vestena, S. (2014). ATIVIDADE ALELOPÁTICA E MOLUSCICIDA DE Syzygium aromaticum (L.) MERR. & PERRY (MYRTACEAE). Evidência, 14(2), 113–128. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/3753

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)