Guia áudio tátil em resina de poliéster: uma proposta de modelo de material didático voltado à educação de cegos

Autores

  • Claudia Maria Sallai Tanhoffer Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-4388-3347
  • Giordami Carvalho de Almeida
  • Corine Vanessa Los Costa
  • Edson Antonio Tanhoffer

DOI:

https://doi.org/10.18593/eba.24827

Palavras-chave:

Deficientes visuais, Audio-tátil, QR-Code, YouTube, Tutorial

Resumo

Este artigo é a descrição do desenvolvimento de uma metodologia, que se aproxima de um tutorial, para reprodução de materiais que podem ser utilizados como recurso didático em disciplinas cujo o enfoque seja morfologia macroscópica, como Paleontologia ou Anatomia Animal ou Vegetal e Geologia. O processo utiliza borracha de silicone e resina de poliéster para reprodução de peças, e uma interface, via QR-Code, que remete o usuário a uma narração dos conteúdos postada na plataforma digital YouTube. O objetivo foi criar uma abordagem que permita duplicar peças de valor didático, que normalmente não poderiam ser disponibilizadas para manipulação dos estudantes, com maior enfoque na educação para cegos, em que o “tocar significa ver” e que a manipulação é essencial, sendo que a metodologia permite adicionar marcas na textura da peça, como o Alfabeto em Braille. Para tornar o material definitivamente inclusivo, foi propsoto ligar o objeto de interesse a uma plataforma digital, e neste caso, o YouTube via QR-code, em que é postado uma narrativa em áudio. Assim é possível o seu uso em estudos domiciliares ou em metodologias de ensino presencial em que o aluno é o protagonista. Como resultado foi obtido uma cópia de qualidade de um material, normalmente muito caro ou por outros motivos inacessível, cujo os insumos são de baixo custo e adquiridos facilmente, além de poder ser confeccionado nas instalações de um laboratório escolar.

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Publicado

15-09-2020

Como Citar

Tanhoffer, C. M. S. ., Almeida, G. C. de, Costa, C. V. L., & Tanhoffer, E. A. (2020). Guia áudio tátil em resina de poliéster: uma proposta de modelo de material didático voltado à educação de cegos. Evidência, 20(1), 81–94. https://doi.org/10.18593/eba.24827

Edição

Seção

Inovação