O PACTO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Lisete Hahn Kaufmann FAI Faculdades de Itapiranga
  • Márcia Páscoa Preis Professora no município de Itapiranga

Resumo

Buscou-se acompanhar e participar do curso do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) durante o ano de 2013, e se propôs a realizar o acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem das crianças no período da alfabetização, além de fazer uma análise sobre os encontros realizados e a contribuição desses encontros no processo de alfabetização na Rede Municipal de Itapiranga- SC. Discute-se ainda as mudanças implantadas no Ensino Fundamental, o papel dos professores na organização curricular e qual a contribuição do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) nesse processo. Foram desenvolvidas e aplicadas atividades, com isso, foi possível verificar como o trabalho pedagógico foi sendo estruturado e de que forma o curso do PNAIC vem contribuir no processo de ensino/aprendizagem, além de quais as características do desenvolvimento e o que é importante para criança estudar , o que inicia, amplia e consolida em cada ano do ciclo de alfabetização de três anos.

Palavras-chave: Ensino Fundamental, PNAIC, alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisete Hahn Kaufmann, FAI Faculdades de Itapiranga

Lisete hahn Kaufmann, professora fa FAI Faculdades de Itapiranga, curso de Pedagogia e Pós-Graduação.

Márcia Páscoa Preis, Professora no município de Itapiranga

Márcia Pascoa Preis é Especialista em Educação Pela Fai Faculdades, professora dos Anos Iniciais do Ensino fundamental

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Kaufmann, L. H., & Preis, M. P. (2014). O PACTO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 949–962. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5192

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem